.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sábado, 9 de dezembro de 2017

Fábio Braga registra inauguração do Museu da Balaiada na cidade de Nina Rodrigues

Deputado Fábio Braga.
O deputado Fábio Braga (SD) registrou da tribuna na sessão desta quinta-feira (7), a inauguração do Museu da Balaiada que vai ocorrer nesse fim de semana na cidade de Nina Rodrigues.

O museu terá peças relacionadas ao século XVIII e XIX e que vão servir para as futuras gerações e como fonte de pesquisa e de informação a respeito de como viviam, de como lidavam, e de que objetos dispunha a população daquela época, principalmente relacionada à questão da Balaiada. 

Fábio Braga destacou o trabalho do senhor Baltazar Melo – de família tradicional que veio do Piauí e se instalou na região de Nina Rodrigues - e que pelo amor a sua terra, a sua região, vem ao longo dos anos desempenhando um papel fundamental que é colher informações, objetos e tudo relacionado à Balaiada, à região de Nina Rodrigues e à região de Vargem Grande.

“No fim da semana passada eu visitei o Recanto dos Balaios e vi que as instalações já estavam sendo terminadas para que se pudesse inaugurar neste final de semana. Já estive com o prefeito Rodrigues, da cidade de Nina Rodrigues, e pedi que ele compareça na inauguração, pois não poderei comparecer nesse dia”, disse o deputado, afirmando que a solenidade contará com as presenças de autoridades, prefeitos da região e a população.

Segundo Fábio Braga, a inauguração do museu vai tornar a cidade de Nina Rodrigues em um polo turístico não só pelo atrativo das suas belas praias, da sua tranquilidade, da sua cidade que, de certa forma, é o maior atrativo da região, principalmente Vargem Grande e Presidente Vargas. 

“Eu quero parabenizar esse apaixonado amigo, Baltazar Melo. Vejo com os olhos apaixonados da minha terra que as pessoas estão cada vez mais se voltando a construir nas nossas cidades, esses monumentos para que sejam atrativos de pesquisa e de informação para as futuras gerações. Ficam os meus parabéns à cidade”.

Terra da Balaiada

Fábio Braga lembrou que está aguardando a sanção governamental de uma lei, de sua autoria, aprovada pelo plenário da Assembleia, transformando a cidade de Nina Rodrigues na Terra da Balaiada. “Será um título merecedor para a cidade de Nina Rodrigues, haja vista que a Balaiada começou no dia 13 de dezembro de 1938, na localidade denominada Vila da Manga onde hoje é a cidade de Nina Rodrigues.

A Balaiada é o maior movimento e foi a maior revolta popular ocorrida no estado do Maranhão. “Portanto, eu acho que com essa homenagem, São Luís faz a cidade de Nina Rodrigues, por meio do Recanto dos Balaios, um monumento, um pequeno museu informativo na região para fazer com que os atrativos cada vez mais da cidade venham a oferecer às pessoas que procuram e vão lá pelo turismo e agora também, pelo turismo histórico.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário