.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

“Onde tem maranhense, o Governo está presente”, diz Flávio Dino ao entregar obras em mais três municípios

Nesta sexta-feira (8), foi a vez dos municípios de Lagoa Grande, Lago do Junco e Lago dos Rodrigues receberem a visita do governador Flávio Dino e comitiva de secretários. Juntos, eles inauguraram obras do Mais Asfalto, Escola Digna, sistema de abastecimento de água e entregaram importantes incentivos para a agricultura, como mais de 15 toneladas de sementes, kits de irrigação e títulos de regularização fundiária para agricultores. 

“Onde tem maranhense o Governo tem que estar presente. Não importa se no município são duas mil, dez mil pessoas. Só se governa bem pisando no chão da realidade”, afirmou o governador sobre as entregas. 

Lagoa Grande

Na primeira parada do dia, o município de Lagoa Grande recebeu importantes inaugurações, como a de uma Escola Digna, que foi entregue pelo secretário de Educação Felipe Camarão no Projeto de Assentamento (PA) Cigra - Vila Kênio. Essa foi a primeira escola em campo de assentamento construída pelo Governo do Maranhão. 

“Agora a gente tem a força do Estado no campo. Para muita gente, ter uma escola com uma geladeira, um freezer, sala de aula equipada parece pouco, mas para nós representa muito. Hoje o Governo Flávio Dino deixa sua marca na história da Educação do Campo do Maranhão”, afirmou a professora Maria Leomar Pereira de Sousa, durante a entrega da Unidade Integrada Roseli Nunes.

Enquanto isso, na sede do município, o governador Flávio Dino inaugurava um ginásio poliesportivo, 8 km de estrada vicinal que vai até o Povoado Baixão dos Caboclos, entregava cinco títulos de terra e também a inauguração de um sistema de abastecimento de água que resolveu os problemas de falta água na cidade.

Dona Iracema Souza, 53 anos, falou da alegria de ter o problema sanado com a rede plena de distribuição construída pela Caema: “A gente está bem animado com essas coisas, porque estão vindo para cá. Aqui antigamente faltava água demais, a gente ia buscar água lá embaixo. Agora não, graças a Deus!”. 

O governador também vistoriou as obras de uma cozinha comunitária que vai fornecer 300 refeições por dia ao preço de R$ 2,00. 

Lagoa Grande é integrante do Plano Mais IDH e por isso também foi contemplada com as entregas de 2.000 kg de sementes de arroz e 5.000 kg de sementes de milho, 204 itens esportivos, além de sete kits de irrigação de 500 m² para agricultores familiares. 

Entre as novas obras, houve assinatura de ordem de serviço para construção de dois poços em povoados e um reservatório de água com capacidade de 300 mil litros para a sede, investimento de R$ 546.358. Foi também autorizada a construção de uma escola de ensino médio.

Para incentivar oportunidades de trabalho, houve também entrega de 15 certificados do Curso de Mecânica e Manutenção de Motos pelo Programa Mais Qualificação para o Trabalho, assinatura de contrato para realização de ações de qualificação profissional a 149 trabalhadores e trabalhadoras nas áreas de Artesanato e Turismo, assinatura de termo de doação de dois terrenos no Centro para construção da Delegacia de Polícia Civil e do Comando da Polícia Militar, além das entregas de um kit de irrigação de 1000 m², um motocultivador e uma forrageira.

“É o melhor governador que já tivemos, é o melhor Governo que Lagoa Grande já viu”, comentou o prefeito do município, Chico Freitas. 

Lago do Junco

No segundo município visitado no dia, o governador inaugurou obras e mais uma escola na Região dos Lagos. Dessa vez, foi a reforma do Centro de Ensino José Malaquias e a revitalização da quadra poliesportiva da escola, uma parceria entre as secretarias de Infraestrutura (Sinfra) e de Educação (Seduc). 

A escola existe desde 1978 e homenageia um alfabetizador da cidade. A última reforma foi em 2010. A antiga gestora realizava pequenas obras com apoio de rifas e da comunidade. São 333 alunos beneficiados pela atual reforma promovida pelo Governo, como contou Tonicilva Nena da Silva, gestor da unidade escolar. 

“Estava deteriorada, e agora com certeza melhora o desenvolvimento estudantil quando o aluno se sente bem, num ambiente agradável como esse aqui”, afirmou. 

O município também foi contemplado com o início das obras de pavimentação do Programa Mais Asfalto, entrega de 204 itens esportivos, de 1.500 kg de sementes de arroz e 3.000 kg de sementes de milho e assinatura de ordem de serviço para construção de dois sistemas de abastecimento de água em povoados. 

Raimundo Menezes, 52 anos, beneficiado com o Mais Asfalto: “A situação estava precária e agora não é promessa, está iniciando e a população está muito feliz com esse asfalto chegando”.

Lago dos Rodrigues

Em Lago dos Rodrigues, o governador também acompanhou o início das obras do Mais Asfalto e realizou a entrega de 204 itens esportivos, de 1.000 kg de sementes de arroz e 3.000 kg de sementes de milho, além da assinatura de ordem de serviço para dois sistemas de abastecimento de água. 

O prefeito Edjaci Leite falou das obras e de outras ações do Governo do Maranhão que estão sendo realizadas no município: “Estamos na véspera do Natal e estamos recebendo um presente do governador Flávio Dino. Nós tínhamos povoados sem abastecimento de água e já temos e fomos presenteados com duas Escolas Dignas que estão em fase de construção; era a ajuda que nós precisávamos”.







Fonte: Secap e Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário