.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

terça-feira, 15 de outubro de 2019

Escritor Francisco Carlos Machado é empossado membro efetivo da Sociedade Cultural Latina do Maranhão – SCLMA

No final da tarde da segunda-feira (14/10), o escritor Francisco Carlos Machado, oriundo da região Morros Garapenses – Duque Bacelar, sendo empossado como um dos membros efetivos da Sociedade Cultural Latina do Maranhão – SCLMA, na São Luis. 

A Sociedade Cultural Latina do Maranhão é uma das sessões de escritores e poetas que fazem parte de um grande coletivo que congrega literatos de povos de muitas nações, abrangendo essencialmente os das línguas oriundas do latim, como hispanófonos (de língua castelhana), lusófonos (de língua portuguesa), francófonos (de língua francesa) e italófonos (de língua italiana). 

Segundo o escritor Francisco Carlos a primeira Sociedade de Cultura Latina foi fundada em 1909, em Lácio, próximo à Roma, na Itália. Em 1942, foi fundada em Portugal e, no Brasil, chegou por meio de pessoas devotadas a cultura como o padre português Américo e Joaquim Duarte Baptista, que trabalhou no sentido do fortalecimento da Sociedade de Cultura Latina no Brasil, estimulando a criação de Núcleos em todo Brasil, no qual no Maranhão foi fundado em 1997. 

Convidado para participar da SCLMA pela badalada escritora Dilercy Adler, presidente da SCLMA no Brasil ( a mesma já esteve em Coelho Neto em 2011, no 1º Encontro Literário da APA dos Morros Garapenses), Francisco Carlos aceitou com alegria o convite, pois para ele a SCLMA é uma agremiação democrática e agregadora, onde participam outros amigos seus escritores, que o estimulam sempre a produzir como escritor, como apoiam seu continuo trabalho sócio cultural e ambiental em nossa região, em cidade como Coelho Neto, Buriti, Afonso Cunha e Duque Bacelar, onde Francisco Carlos possui residência. 

Nossos parabéns a este nosso amigo e irmão pelo justo reconhecimento, por tanto que tem contribuido pela cultura, educação e a causa ambiental não somente na APA dos Morros Garapenses, mas em todo Maranhão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário