Um golpe recorrente no mundo virtual, que consiste em usar páginas de restaurantes e hotéis de grande destaque, está sendo aplicado contra um restaurante da cidade de Caxias (D’Cantus).
Para atrair as vítimas, os golpistas criam uma página fake do estabelecimento comercial com dados idênticos ao perfil original.
Dizendo-se tratar de um perfil promocional da empresa, os golpistas enviam solicitação de amizade para os seguidores da página oficial e dizem que a pessoa havia sido premiada com um voucher para ser usado no estabelecimento.
No caso do restaurante caxiense, os golpistas oferecem voucher para consumo.
Para que o golpe seja efetivado, o ‘premiado’ com o falso voucher precisa fornecer seus dados e é aí que mora o perigo, pois de posse dessas informações, os golpistas conseguem acessar remotamente contas bancárias e fazem transferências via pix, onde até empréstimos em nome do titular da conta são feitos, provocando um enorme prejuízo às vítimas.
Entre a página oficial e a falsa, apenas diferenças sutis distinguem uma da outra.
Enquanto o perfil original do restaurante D’Cantus disponibiliza um número de whatsapp para contato, a página falsa não oferece esse serviço. Os vídeos afixados nos destaques do Instagram oficial também não constam no perfil fake.
Assim que tomou conhecimento da tentativa de golpe usando o nome da sua empresa, o empresário Marcos Craveiro publicou um comunicado alertando o público sobre a ação dos golpistas e pedindo aos clientes que denunciem o perfil fake.
Fonte: Noca
Nenhum comentário:
Postar um comentário