Em alusão ao Mês da Consciência Negra, o município de Timon realiza uma série de atividades voltadas à valorização da cultura afro-brasileira, à reflexão sobre a igualdade racial e ao combate ao racismo. A programação é coordenada pelo Coletivo de Mulheres Negras Flores de Dandara, pelo Instituto da Mulher Negra do Piauí, pela Coordenadoria de Igualdade Racial de Timon e pela Câmara Municipal.
Entre os destaques está a II Feira Preta, que acontecerá no dia 5 de novembro, das 8h às 13h, no pátio da Câmara Municipal de Timon. O evento contará com exposição e comercialização de produtos artesanais, gastronômicos e culturais produzidos por empreendedoras e coletivos negros da região.
Durante a feira, também será realizado o lançamento do livro “As Insubmissões de Francisca Trindade na sua Trajetória como Mulher Negra (1980–2003)”, de Sônia Terra, ex-secretária de Cultura do Piauí e reconhecida militante do movimento negro. A obra resgata a história e o legado de Francisca Trindade, uma das mais importantes lideranças femininas negras do Piauí.
A programação segue no dia 8 de novembro, das 17h30 às 21h, na Praça São José, no Centro de Timon, com o projeto “Cultura Negra na Praça”. O público poderá prestigiar apresentações de terreiros de religiões de matriz africana, grupos de capoeira, manifestações de Bumba Meu Boi, bandas musicais, exposições de artesanato e outras atividades culturais que valorizam as tradições afrodescendentes e populares do Maranhão e do Piauí.
As atividades integram a agenda comemorativa do Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, data que homenageia Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência e da luta do povo negro por liberdade, igualdade e justiça social.



Nenhum comentário:
Postar um comentário