.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Buriti da Inácia Vaz completou 74 anos, marcado com civismo e muitas comemorações.

No último dia 06, a cidade Buriti da Inácia Vaz, na região do baixo Parnaíba maranhense completou 74 anos de emancipação política administrativa marcada com uma histórica festa dançante e cívica, celebrada por seu povo.

O prefeito do Município Francisco Evandro Freitas Costa Mourão, o Neném Mourão, (que está terminando seu segundo mandato consecutivo, mas elegeu o seu sucessor) juntamente com o seu secretariado preparou uma festa alusiva aos 74 anos de Buriti, a altura de seu povo regada a muitos gestos magníficos de gratidão a sua gente por tudo que ele tem recebido de seus munícipes.

As 05h, fogos de artifícios e as homenagens prestadas pela a banda marcial Inácia Vaz, iniciaram, a programação oficial dos 74 anos daquela cidade. As 07 h, missa em ação de graças com a presença do prefeito Neném Mourão, primeira dama e Secretária de Assistência Social Ivonilce Mourão e muitos membros do governo aconteceu na igreja matriz.

Após o encerramento do ato religioso, na igreja católica presidido pelo o Padre Chagas, (o pároco da cidade,) o prefeito e sua comitiva seguiram acompanhados de uma multidão de pessoas até ao prédio da prefeitura que fica logo ao lado, para participar de outros atos alusivos ao dia do aniversario daquela municipalidade.

Enfrente a prefeitura, primeiro aconteceu o arteamento das bandeiras: Após o arteamento dos pavilhões, ouve o cântico dos parabéns ao município e o corte do bolo, com a presença de varias autoridades civis, militares políticas e comunitárias.

No ato do corte do bolo, os primeiros sinais simbólicos efetuados pelo o atual prefeito Neném Mourão para com o seu sucessor, Rafael Mesquita, começaram a surgir e não passaram por despercebidos. Até uma abelha que pousou no bolo, Neném prendeu-o num copo para depois conversar com ela porque segundo o mandatário, ela tinha lhe trazido um recado.

Ao convidar o jovem prefeito que lhe sucederá para ajudar cortar o bolo, num ato de muito simbolismo e emoção, Neném deu o primeiro pedaço do bolo a Rafael e disse: “este pedaço de bolo que eu estou dando ao Rafael, representa a responsabilidade que eu passarei a ele”. Isso foi pronunciado debaixo de muitos aplausos.

Em seguida, as fanfarras do Programa Mais Educação do Governo Federal, implantados nas escolas Inácia Vaz e Governador Acher, fizeram uma linda apresentação homenageando os 74 anos de Buriti.

Durante as apresentações a inclusão social entra em cena e a Aluna Alexandra Borges linda de ser vê portadora de necessidades especiais (problemas auditivos) vence os obstáculos e dá um show.(Última foto) 

Dali, o prefeito Neném Mourão acompanhado da primeira dama e secretária de Assistência Social Ivonilce Mourão, e demais secretários, vereadores da base aliada e muitos populares, seguiram paro o ginásio poliesportivo onde acompanharam a final dos jogos masculinos e femininos do campeonato intercolegial.

Com o titulo “Aluno Bom de Escola Bom de Bola” o campeonato intercolegial (um marco do final do governo Neném Mourão,) virou o ponto alto das comemorações dos 74 anos de Buriti.

Passar a bola pra Rafael Mesquita onde na oportunidade Rafael fez um gol no ginásio foi mais uma simbologia do prefeito Neném Mourão apontando para transição que ele fará do poder executivo municipal de Buriti ao Jovem prefeito que ele elegeu para continuar a era neném Mourão, com os grandes projetos que o gestor está executando e os que estão projetados.

Quem foi o campeão da modalidade futebol de salão feminino foi o time da escola João Pacheco de Sousa, do Povoado Ramalho. O vice foi o time da Escola Antonio Pereira Mourão, do Povoado Barra Nova.

O campeão da modalidade masculina foi à escola da sede Inácia Vaz. O vice foi o time da escola do povoado Lagoa. As entregas dos troféus aos campeões rederam também homenagens ao casal Neném Mourão e Ivonilce Mourão pelo os relevantes trabalhos prestados a coletividade buritiense.

À noite Zeca e Banda e Gaviões do Forró fizeram a festa dançante, e encerraram as festividades dos 74 anos de vida de Buriti da Inácia Vaz.

Um comentário:

  1. eu Rosario morei em buriti alguns anos era uma cidade muito lega so que moro em brasilia ha 15 anos sou muito feliz aqui nao pretendo voltar a morar em buriti.vou so a psseio e ver as mihas netas Juliana e Francisca Neta que eu amo de paixao

    ResponderExcluir