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Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

QUE SAUDADES!!!

O portal leste maranhense na busca de mais interação com os seus leitores e em nome da boa informação que mostra nossos valores, cria mais uma novidade que assim como o “o destaque do facebook da semana” com certeza será um sucesso.


O quadro “que saudades” que também será semanal, mostrará algo que um dia foi destaque do nosso convívio em algum aspecto e já não é mais lembrado, ou já se foi.
Mostrará também alguem que está em evidencia desde que fez algo que se destacou e contribuiu para o desevolvimento do nosso povo.



Vultos de nossa história que já se foram, mas que deixaram sua marca registrada terá o seu lugar garantido por aqui.


Abordaremos assuntos pertinentes e de grande relevância para a nossa sociedade, no sentido de contribuirmos com a coletividade, com a boa informação aos nossos leitores.


Em nossa estréia hoje, homenagearemos em seu centenário LUIS GONZAGA: Luís ‘Lua’ Gonzaga ‘Gonzagão’ do Nascimento (Exu, 13 de dezembro de 1912 – Recife, 2 de agosto de 1989) foi um compositor popular brasileiro, conhecido como o Rei do baião.[2] Foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino, ao resto do país, numa época em que a maioria desconhecia o baião, o xote e o xaxado.


Admirado por grandes músicos, como Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Raul Seixas, Caetano Veloso, entre outros, o genial instrumentista e sofisticado inventor de melodia e harmonias,[3] ganhou notoriedade com as antológicas canções "Baião" (1946), "Asa Branca" (1947), "Siridó" (1948), "Juazeiro" (1948), "Qui Nem Jiló" (1949) e "Baião de Dois" (1950).[2]




Biografia


Início de vida


Luís Gonzaga do Nascimento nasceu numa sexta-feira no dia 13 de dezembro de 1912, numa casa de barro batido na Fazenda Caiçara, povoado do Araripe, a 12 km de Exu (extremo oeste do Estado de Pernambuco, a 700 km do Recife), segundo filho de Ana Batista de Jesus (‘Mãe Santana’) e oitavo de Januário José dos Santos. O pe. José Fernandes de Medeiros o batizou na matriz de Exu em 5 de janeiro de 1913[4][5].


Deveria ter o mesmo nome do pai, mas na madrugada em que nasceu, seu pai foi para o terreiro da casa, viu uma estrela cadente e mudou de ideia. Era o dia de São Luís Gonzaga no mês do Natal, o que explica a adoção do sobrenome "Nascimento"[5].


O lugar natal é no sopé da Serra do Araripe, e inspiraria uma de suas primeiras composições, "Pé de Serra". Seu pai trabalhava na roça, num latifúndio, e nas horas vagas tocava acordeão; também consertava o instrumento. Foi com ele que Luís aprendeu a tocá-lo. Não era nem adolescente ainda quando passou a se apresentar em bailes, forrós e feiras, de início acompanhando seu pai. Autêntico representante da cultura nordestina, manteve-se fiel às suas origens mesmo seguindo carreira musical no sudeste do Brasil.[3] O gênero musical que o consagrou foi o baião.[2] A canção emblemática de sua carreira foi Asa Branca, composta em 1947 em parceria com o advogado cearense Humberto Teixeira.


Antes dos dezoito anos Luís teve sua primeira paixão: Nazarena, uma moça da região. Foi rejeitado pelo pai dela, o coronel Raimundo Deolindo, que não o queria para genro e ameaçou-o de morte. Mesmo assim Luís e Nazarena namoraram algum tempo escondidos e planejavam o futuro. Januário e Santana lhe deram uma surra ao descobrirem que ele se envolveu com a moça. Revoltado por não poder casar-se com a moça, e por não querer morrer nas mãos do pai dela, Luís Gonzaga fugiu de casa e ingressou no exército no Crato (Ceará). Durante nove anos viajou por vários estados brasileiros, como soldado, sem dar notícias à família. Não teve mais nenhuma namorada, passando a ter amantes, até se casar.


Carreira


Em Juiz de Fora, MG, conheceu Domingos Ambrósio, também soldado e conhecido na região pela sua habilidade como acordeonista. A partir daí começou a se interessar pela área musical.


Em 1939, deu baixa do exército na cidade do Rio de Janeiro: Estava decidido a se dedicar à música. Na então capital do Brasil, começou por tocar nas áreas de prostituição da cidade. No início da carreira, apenas solava acordeão em choros, sambas, foxtrotes e outros gêneros da época. Seu repertório era composto basicamente de músicas estrangeiras que apresentava, sem sucesso, em programas de calouros. Apresentava-se com o típico figurino do músico profissional: paletó e gravata. Até que, em 1941, no programa de Ary Barroso, foi aplaudido executando Vira e Mexe, com sabor regional, de sua autoria.[6] O sucesso lhe valeu um contrato com a gravadora Victor, pela qual lançou mais de 50 músicas instrumentais. Vira e mexe foi a primeira música que gravou em disco.


Veio depois sua primeira contratação, pela Rádio Nacional. Lá conheceu o acordeonista gaúcho Pedro Raimundo, que usava os trajes típicos da sua região. Daí surgiu a ideia de apresentar-se vestido de vaqueiro, figurino que o consagrou como artista.


Em 11 de abril de 1945, gravou sua primeira música como cantor, no estúdio da RCA Victor: a mazurca Dança Mariquinha em parceria com Saulo Augusto Silveira Oliveira.


Também em 1945, uma cantora de coro chamada Odaléia ‘Léia’ Guedes dos Santos deu à luz um menino, no Rio. Luís Gonzaga mantinha um caso havia meses com a moça, iniciado quando já estava grávida. Sabendo que sua amante seria mãe solteira, assumiu a paternidade da criança, adotando-o e dando-lhe seu nome: Luís Gonzaga do Nascimento Júnior.


Odaléia, que além de cantora de coro era sambista, foi expulsa de casa por ter engravidado do namorado, que não assumiu a criança. Foi parar nas ruas, até ser ajudada, descobrindo-se seu talento para cantar e dançar, passando a se apresentar em casas de samba no Rio, quando conheceu Luís.[2] A relação com Luís era conflituosa e, após o nascimento do menino, piorou, com muitos ciúmes. Separaram‐se com menos de 2 anos de convivência. Léia criou o filho, e Luís os visitava.


Em 1946 voltou pela primeira vez a Exu (Pernambuco), e reencontroou seus pais, Januário e Santana, que havia anos não sabiam nada sobre o filho e sofreram muito esse tempo todo. O reencontro com seu pai é narrado em sua composição Respeita Januário, em parceria com Humberto Teixeira.


Em 1948, casou-se com a pernambucana Helena Cavalcanti, professora que se tornara sua secretária particular, e por quem se apaixonou. O casal permaneceu até o fim da vida de Luís. Não tiveram filhos biológicos, por Helena não poder engravidar, mas adotaram uma menina, a quem batizaram de Rosa.[7]


Nesse mesmo ano Léia morreu de tuberculose, para desespero de Luís. O filho deles, apelidado de Gonzaguinha, ficou órfão com 2 anos e meio. Luís queria levar o menino para morar com ele e Helena, e pediu para a mulher criá-lo como se fosse dela, mas Helena não aceitou, juntamente com sua mãe, Marieta, que achava aquilo um absurdo, já que nem filho verdadeiro de Luís era. Luís não viu saída: entregou o filho para os padrinhos da criança, Leopoldina e Henrique Xavier Pinheiro, criarem-no no Morro do São Carlos. Luís sempre visitava a criança e a sustentava financeiramente. Xavier o considerava filho de verdade e lhe ensinava viola, e o menino teve em Dina uma mãe.[7]


Vida pessoal e família


Luís não se dava bem com o filho, apelidado de Gonzaguinha. Passou a não ver mais o filho em sua infância, e sempre que o via brigavam. Achava que ele não teria um bom futuro, imaginando que se tornaria um malandro ao crescer, já que o menino tinha amizades ruins no morro, vivendo com malandros tocando viola pelos becos da favela. Dina tentava unir pai e filho, mas Helena não gostava da proximidade deles, e passou a espalhar para todos que Luís era estéril e não era o pai de Luisinho[2]. Luís sempre desmentia, já que não queria que ninguém soubesse que o menino era seu filho somente no registro civil. Amava o menino de fato, independente de não ser seu filho de sangue.[7]


Na adolescência, o jovem se tornou rebelde: não aceitava ir morar com o pai, já que amava os padrinhos e odiava ser órfão de mãe, e dizia sempre que Luís não era seu pai biológico, o que o entristecia. Helena detestava o menino e vivia implicando com ele, humilhando-o, e por isso Gonzaguinha também não gostava da madastra, o que os afastou e causou mais brigas entre pai e filho, já que Luís dava razão à esposa. Não vendo medidas, internou o jovem em um colégio interno, para desespero de Dina e Xavier.[3] Gonzaguinha contraiu tuberculose aos 14 anos e quase morreu. Aos 16, Luís pegou-o para criar e o levou a força para a Ilha do Governador, onde morava, mas por ser muito autoritário e a esposa destratar o garoto, o que gerava brigas entre Luís e Helena, Gonzaga mandou o filho de volta ao internato.


Ao crescer, a relação ficou mais tumultuada, pois o filho se tornou um malandro, viciado em bebidas alcoólicas. Gonzaguinha resolveu se tratar e concluiu a universidade, tornando‐se músico como o pai. Pai e filho ficaram mais unidos quando, em 1979, viajaram o Brasil juntos, compondo juntos. Tornaram‐se, enfim, amigos.


Últimos anos, morte e legado






Estátua de bronze que, com a de Jackson do Pandeiro, fica de frente ao Açude Velho, Campina Grande, PB, Brasil).


Luís Gonzaga sofreu de osteoporose por anos. Morreu vítima de parada cardiorrespiratória no Hospital Santa Joana, na capital pernambucana.[3] Foi velado em Juazeiro do Norte (a contragosto de Gonzaguinha, que pediu que o corpo fosse levado o mais rápido possível para Exu, irritando várias pessoas que iriam ao velório e tornando Gonzaguinha "persona non grata" em Juazeiro do Norte) e posteriormente sepultado em seu município natal.[7]


Era maçom e compôs "Acácia Amarela" com Orlando Silveira. Foi iniciado na Loja Paranapuan, Ilha do Governador, em 3 de abril de 1971.[8]


Em 2012, foi tema do carnaval da GRES Unidos da Tijuca, com o enredo "O dia em que toda a realeza desembarcou na avenida para coroar o Rei Luís do sertão", fazendo com que a escola ganhasse o carnaval deste respectivo ano.


Escreve Ana Krepp na Revista da Cultura: "O rei do baião pode ser também considerado o primeiro rei do pop no Brasil. Pop, aqui, empregado em seu sentido original: o de popular. De 1946 a 1955, foi o artista que mais vendeu discos no Brasil, somando quase 200 gravados. 'Comparo Gonzagão a Michael Jackson. Ele desenhava as próprias roupas e inventava os passos que fazia no palco com os músicos', ilustra [o cineasta] Breno [Silveira, diretor de Gonzaga — De pai para filho]. Foi o cantor e músico também o primeiro a fazer uma turnê pelo Brasil. Antes dele, os artistas não saíam do eixo Rio-SP. Gonzagão gostava mesmo era do showbizz: viajar, fazer shows e tocar para plateias do interior."[9]


Em 2012, o filme de Breno Silveira Gonzaga, De Pai Pra Filho, narrando a relação conturbada de Luís com o filho Gonzaguinha, em três semanas de exibição já alcançara a marca de 1 milhão de espectadores.[10]


Sucessos


• do Nascimento, Luís Gonzaga; Dantas, José ‘Zé’ (1950), A dança da moda


• Almeida, Onildo (1957), A feira de Caruaru


• do Nascimento, Luís Gonzaga; Dantas, José ‘Zé’ (1953), A letra I


•    ; Barbalho, Nelson (1963), A morte do vaqueiro


• do Assaré, Patativa (1964), A triste partida


• Cordovil, Hervé; do Nascimento, Luís Gonzaga (1953), A vida do viajante


• Dantas, José ‘Zé’ (1952), Acauã


•     (1962), Adeus, Iracema


• do Nascimento, Luís Gonzaga; Dantas, José ‘Zé’ (1953), Á-bê-cê do sertão.


• Cordovil, Hervé; Araújo, Manuel ‘Manezinho’ (1952), Adeus, Pernambuco


• do Nascimento, Luís Gonzaga; Dantas, José ‘Zé’ (1953), Algodão


• Beduíno; do Nascimento, Luís Gonzaga (1951), Amanhã eu vou


• Amor da minha vida, 1960


• Teixeira, Humberto; Gonzaga, Luís (1947), Asa Branca


•    ; Gonzaga, Luís (1950), Assum-preto


• Ricardo, Júlio; de Oliveira (1964), Ave-maria sertaneja


• Teixeira, Humberto; Gonzaga, Luís (1946), Baião


• Nasser, Davi; de Morais, Guio (1951), Baião da Penha


• Araújo, Manuel ‘Manezinho’; Renato, José ‘Zé’ (1952), Beata Mocinha


• Gonzaga júnior, Luís ‘Gonzaguinha’; Gonzaga, Luís (1965), Boi bumbá


• Cavalcanti, Armando; Caldas, Clécius (1950), Boiadeiro


• Cacimba Nova, 1964


• Portela, Jeová; Gonzaga, Luís (1946), Calango da lacraia


• Roxo, Amorim; Gonzaga, José ‘Zé’ (1998), "O Cheiro de Carolina", Sua Sanfona e Sua Simpatia


• Chofer de praça, 1950


• Cavalcanti, Armando; Caldas, Clécius (1951), Cigarro de paia


• do Nascimento, Luís Gonzaga; Dantas, José ‘Zé’ (1950), Cintura fina


• Portela, Jeová; Gonzaga, Luís; Lima, Miguel (1945), Cortando pano


• Silva, João; Oseinha (1987), De Fiá Pavi


• Barroso, Carlos; Teixeira, Humberto (1950), Dezessete légua e meia


• do Nascimento, Luís Gonzaga; Dantas, José ‘Zé’ (1954), Feira de gado


• do Nascimento, Alcebíades (1948), Firim, firim, firim


• Marcolino, José; do Nascimento, Luís ‘Lua’ Gonzaga (1965), Fogo sem fuzil


• do Nascimento, Luís Gonzaga (1964), Fole gemedor


•    ; Dantas, José ‘Zé’ (1950), Forró de Mané Vito


• Dantas, José ‘Zé’ (1962), Forró de Zé Antão


• Ramos, Severino, Forró de Zé do Baile


• de Castro, Jorge; Ramos, José ‘Zé’ (1955), Forró de Zé Tatu


• do Nascimento, Luís Gonzaga (1957), Forró no escuro


•     (1944), Fuga da África


• Queiroga, Luís; Almeida, Onildo (1967), Hora do adeus


• do Nascimento, Luís Gonzaga; Dantas, José ‘Zé’ (1952), Imbalança


• Gonçalves, Alcides; Rodrigues, Lupicínio (1952), Jardim da saudade


• Rodrigues, Lupicínio (1952), Juca


• do Nascimento, Luís Gonzaga; Dantas, José ‘Zé’ (1954), Lascando o cano


• Teixeira, Humberto; do Nascimento, Luís Gonzaga (1949), Légua tirana


• do Nascimento, Luís Gonzaga ‘Gonzaguinha’ júnior (1964), Lembrança de primavera


• Granjeiro, Raimundo (1963), Liforme instravagante


• Teixeira, Humberto; do Nascimento, Luís Gonzaga (1949), Lorota boa


• Torres, Raul (1948), Moda da mula preta


• de Araújo, Sílvio Moacir; do Nascimento, Luís Gonzaga (1953), Moreninha tentação


• de Morais, Guio (1950), No Ceará não tem disso, não


• Teixeira, Humberto; do Nascimento, Luís Gonzaga (1947), No meu pé de serra


• Noites brasileiras, Luiz Gonzaga e Zé Dantas (1954)


• Numa sala de reboco, José Marcolino e Luiz Gonzaga (1964)


• O maior tocador, Luiz Guimarães (1965)


• O xote das meninas, Luiz Gonzaga e Zé Dantas (1953)


• Ô véio macho, Rosil Cavalcanti (1962)


• Obrigado, João Paulo, Luiz Gonzaga e Padre Gothardo (1981)


• O fole roncou, Luiz Gonzaga e Nelson Valença (1973)


• Óia eu aqui de novo, Antônio Barros (1967)


• Olha pro céu, Luiz Gonzaga e Peterpan (1951)


• Ou casa, ou morre, Elias Soares (1967)


• Ovo azul, Miguel Lima e Paraguaçu (1946)


• Padroeira do Brasil, Luiz Gonzaga e Raimundo Granjeiro (1955)


• Pão-duro, Assis Valente e Luiz Gonzaga (1946)


• Pássaro carão, José Marcolino e Luiz Gonzaga (1962)


• Pau-de-arara, Guio de Morais e Luiz Gonzaga (1952)


• Paulo Afonso, Luiz Gonzaga e Zé Dantas (1955)


• Pé de serra, Luiz Gonzaga (1942)


• Penerô xerém, Luiz Gonzaga e Miguel Lima (1945)


• Perpétua, Luiz Gonzaga e Miguel Lima (1946)


• Piauí, Sylvio Moacyr de Araújo (1952)


• Piriri, Albuquerque e João Silva (1965)


• Quase maluco, Luiz Gonzaga e Victor Simon (1950)


• Quer ir mais eu?, Luiz Gonzaga e Miguel Lima (1947)


• Quero chá, José Marcolino e Luiz Gonzaga (1965)


• Padre sertanejo, Helena Gonzaga e Pantaleão (1964)


• Respeita Januário, Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga (1950)


• Retrato de Um Forró,Luiz Ramalho e Luiz Gonzaga (1974)


• Riacho do Navio, Luiz Gonzaga e Zé Dantas (1955)


• Sabiá, Luiz Gonzaga e Zé Dantas (1951)


• Sanfona do povo, Luiz Gonzaga e Luiz Guimarães (1964)


• Sanfoneiro Zé Tatu, Onildo Almeida (1962)


• São-joão na roça, Luiz Gonzaga e Zé Dantas (1952)


• Siri jogando bola, Luiz Gonzaga e Zé Dantas (1956)


• Tropeiros da Borborema, Raimundo Asfora / Rosil Cavalcante


• Vem, morena, Luiz Gonzaga e Zé Dantas (1950)


• Vira-e-mexe, Luiz Gonzaga (1941)


• Xanduzinha, Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga (1950)


• Xote dos cabeludos, José Clementino e Luiz Gonzaga (1967)


Discografia


• 1956 - Aboios e Vaquejadas


• 1957 - O Reino do Baião


• 1958 - Xamego


• 1961 - Luiz "LUA" Gonzaga


• 1962 - Ô Véio Macho


• 1962 - São João na Roça


• 1963 - Pisa no Pilão (Festa do Milho)


• 1964 - A Triste Partida


• 1964 - Sanfona do Povo


• 1965 - Quadrilhas e Marchinhas Juninas


• 1967 - O Sanfoneiro do Povo de Deus


• 1967 - Óia Eu Aqui de Novo


• 1968 - Canaã


• 1968 - São João do Araripe


• 1970 - Sertão 70


• 1971 - O Canto Jovem de Luiz Gonzaga


• 1971 - São João Quente


• 1972 - Aquilo Bom!


• 1972 - Volta pra Curtir (Ao Vivo)


• 1973 - A Nova Jerusalém


• 1973 - Sangue de Nordestino


• 1973 - Luiz Gonzaga


• 1974 - Daquele Jeito...


• 1974 - O Fole Roncou


• 1976 - Capim Novo


• 1977 - Chá Cutuba


• 1978 - Dengo Maior


• 1979 - Eu e Meu Pai


• 1979 - Quadrilhas e Marchinhas Juninas, vol. 2 - Vire Que Tem Forró


• 1980 - O Homem da Terra


• 1981 - A Festa


• 1981 - A Vida do Viajante - Gonzagão e Gonzaguinha


• 1982 - Eterno Cantador


• 1983 - 70 Anos de Sanfona e Simpatia


• 1984 - Danado de Bom


• 1984 - Luiz Gonzaga & Fagner


• 1985 - Sanfoneiro Macho


• 1986 - Forró de Cabo a Rabo


• 1987 - De Fiá Pavi


• 1988 - Aí Tem


• 1988 - Gonzagão & Fagner 2 - ABC do Sertão


• 1989 - Vou Te Matar de Cheiro


• 1989 - Aquarela Nordestina


• 1989 - Forrobodó Cigano


• 1989 - Luiz Gonzaga e sua Sanfona, vol. 2 Fonte: Wikipédia





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