.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Mudanças no ensino médio para evitar a evasão escolar

Deputado Professor Sétimo (PMDB-MA) apresentou na Comissão de Educação (CE) Substitutivo ao projeto de Lei Nº 69.94/94, que altera a o art.36 da Lei nº 9394/96 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação.

O Substitutivo apresentado pelo parlamentar determina que os currículos do Ensino Médio sejam organizados a partir das seguintes áreas de conhecimento: Linguagens; Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas.

As instituições adotarão um currículo para as áreas de Linguagens e Ciência Humanas e outro para as áreas de matemática e Ciências da Natureza, assegurada a oferta dos componentes obrigatórios em ambos os currículos.

Os currículos do ensino médio: destacará a educação tecnológica básica, a compreensão do significado da ciência, das letras e das artes. Adotarão metodologias de Ensino e avaliação que estimulem a iniciativa dos estudantes. Contemplará a língua estrangeira moderna, como disciplina obrigatória, escolhida pela comunidade escolar, uma segunda de caráter optativo, dentro das disciplinas da instituição. Também serão incluídas a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias em todas as series do ensino médio dos currículos que agrupem as áreas de linguagens e ciências humanas.

Conforme Deputado Sétimo membro da Comissão Especial que Estuda a Reformulação do Ensino Médio, o Substitutivo apresentado por ele e aprovado na CE, determina que os conteúdos e as metodologias e as formas de avaliação sejam organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando, “domine os princípios científicos e tecnológicos que requer a produção moderna; conhecimento das formas contemporâneas de linguagem, possibilitando um conhecimento que atenda as expectativas dos jovens, evitando assim a evasão escolar. O jovem precisa desenvolver a competência para o pensamento e o exercício de profissões conforme sua escolha seja na área das ciências humanas ou exatas, por isso a adequação se faz necessária e urgente, não podemos deixar que essa evasão escolar ocorra e comprometa o futuro de nossos jovens e de nossa sociedade”, Sétimo.
(Leia Rego - Da Assessoria do Deputado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário