.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sábado, 15 de fevereiro de 2014

PECADO E HERESIA

Por JM Cunha Santos: 
Mais que pecado, o apoio do PT a Roseana Sarney em 2010 foi uma heresia. Quase como cristãos jogados aos leões no Coliseu estendendo os braços ao Imperador romano e repetindo a célebre frase: “Os que vão morrer vos saúdam”. E apoiam. Porque, sem mistificações, era o PT a única referência histórica real de oposição no Estado. Inegociável, para todos os efeitos, com o regime que no Maranhão açambarcava praticamente todos os partidos e confinava a seus propósitos todas as instituições públicas.

A frase de Flávio Dino não é e nunca pretendeu ser uma ofensa ao PT, como pretendem alguns setores da mídia. É mais uma constatação que exibe os interesses pessoais de uma cúpula que sequer foi seguida pela militância. A militância do PT, no Processo de Eleição Direta (PED), impôs a Sarney a derrota que o agradecido Lula transformou em vitória através de intervenção no diretório estadual. Um ato político de força que provocou até expurgos na massa de filiados petistas.
Foi herético o apoio a Roseana porque o PT do Maranhão até podia ser um partido inviável eleitoralmente, mas era a agremiação que melhor enfrentava o regime imposto; era o partido a que recorriam os sufocados pelo Império dinástico que ainda assombra o Maranhão. O apoio a Roseana Sarney deturpou a filosofia do PT, desorganizou sua doutrina, afastou muitos de seus poucos, porém fiéis seguidores.
Afirmava Georges Duby que todo herético torna-se tal por decisão das autoridades ortodoxas; no caso, Lula e Sarney. Trinta anos de luta depois contra as forças que imperam no Maranhão, de repente o sarneismo passa a ser o caminho politicamente correto para os líderes do PT. E sabe Deus o que Lula e Washington Oliveira disseram de Sarney em praça pública. Pular daí direto para a idolatria ao regime condenável não é apenas pecado, é heresia mesmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário