.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sexta-feira, 9 de março de 2012

Secretário Geral da Conferência Rio+20 confirma a presença de mais de 100 chefes de Estado no evento

Em visita ao presidente do Senado, José Sarney, o Secretário Geral da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20 –, o chinês Sha Zukang, anunciou que mais de 100 chefes de estado confirmaram presença no evento programado para acontecer dia 20 de junho próximo, no Rio de Janeiro. O representante da ONU está em sua terceira viagem ao Brasil para acompanhar os preparativos do evento.

A conferência da ONU, que reunirá líderes de todo mundo para discutir a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza, será realizada 20 anos depois da Rio-92. Sha Zukang foi taxativo: "os princípios já foram estabelecidos em 92 e continuam válidos, o que precisamos agora é de agir". Para o secretário-geral da Rio+20 é importante a produção consensual do documento final da conferência, mas ele alertou: "O que precisamos é de implementar as decisões".

Zukang observou, durante a conversa com Sarney, que os estados-membros já começaram a estudar esse documento e que "estão trabalhando com afinco para conseguir resultados concretos". Na avaliação do diplomata, esses resultados demandarão ainda muitas negociações. "O tema sustentabilidade é complexo e as conversações vão prosseguir assim, no ritmo das dificuldades apresentadas" declarou.

Ele explicou que há consciência dos estados-membros sobre as diferenças entre os países que impõem demandas distintas. "O desenvolvimento sustentável deve unir os países desenvolvidos e em desenvolvimento. As negociações em curso exigem flexibilidade para fazer concessões", ponderou Zukang. Ele acrescentou que é possível o consenso "sem abrir mão de princípios".

Depois de ouvir de Zukang que a cada visita que faz ao Brasil fica "profundamente emocionado com o calor humano e a dedicação dos brasileiros ao evento", Sarney disse que a conferência oferece ao país a oportunidade de ter um papel protagonista na esfera mundial sobre o tema sustentabilidade. "Isso só aumenta nossa responsabilidade", assinalou.

O senador assegurou ao dirigente da ONU que "o Brasil está mobilizado e desejoso de fazer uma grande conferência". Quanto aos resultados do encontro, o presidente do Senado crê em decisões que impliquem em avanço: "Independente de países ou regiões, essa é uma questão que envolve a sobrevivência do homem".

Na audiência com Sarney, Sha Zukang estava acompanhado de Nikhil Seth, Diretor da Divisão de Coordenação e Apoio ao Conselho Econômico e Social do DESA – ONU, Juwang Zhu, Chefe de Gabinete do Secretário Geral da Rio+20 e sua assistente Kay Govia.

O senadores Fernando Collor (PTB/AL), presidente da Comissão de Relações Exteriores, Cristovão Buarque (PDT/DF), presidente da Subcomissão Permanente de Acompanhamento da Rio +20 e Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) participaram da reunião.

Perfil

Nomeado, em 2010, Secretário Geral da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - também conhecida como Rio+20 – que será realizada em junho de 2012 no Brasil. Sha Zukang é diplomata de carreira. Ele nasceu em setembro de 1947, na província de Jiangsu, China e é graduado pela Universidade chinesa de Nanjing.

Responsável pela organização das principais reuniões de cúpula das Nações Unidas, Sha Zukang também convoca o Comitê Executivo dos Assuntos Econômicos e Sociais e a rede do Secretariado das Nações Unidas para o planejamento conjunto e as iniciativas sobre o desenvolvimento.

Sha Zukang tem ampla experiência com organizações multilaterais e conferências internacionais. Presidiu, dentre outras, a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), a Junta de Comércio e Desenvolvimento, 50 ª Sessão da UNCTAD, o grupo do Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho (2002-2003).

O diplomata chinês foi membro do Conselho Consultivo do Secretário-Geral sobre assuntos de desarmamento de 1994 a 1999 e serviu como presidente e coordenador em muitas conferências internacionais na área de controle de armas, propriedade comercial, intelectual, assuntos sociais e telecomunicações.

Sha Zukang foi negociador-chefe e representante do governo chinês na negociação e revisão de muitos importantes tratados internacionais sobre controle de armas e desarmamento, como o Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares, o Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares e Convenção de Armas Químicas, Biológicas e Tóxicas Convenção de Armas e a Convenção sobre Certas Armas Convencionais.

Participou de missões diplomáticas no exterior incluídos Londres, Colombo, Nova Deli, Nova York e Genebra. Antes de assumir seu atual cargo nas Nações Unidas, foi Embaixador e Representante Permanente da Missão da China junto à Organização das Nações Unidas em Genebra.

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário