Tribunal de Contas do Estado desaprovou as contas do ex-gestor.
Francisco Lima deixou de prestar contas anuais nos prazos estabelecidos.
O Ministério Público do Maranhão, por meio da 6ª Promotoria de Justiça de Imperatriz, ofereceu denúncia, no dia 24 de abril, contra o ex-prefeito de Davinópolis, Francisco Pereira Lima, por irregularidades na prestação contas da prefeitura no exercício financeiro de 2008.
Ex-prefeito de Davinópolis Francisco Lima |
O Tribunal de Contas do Estado desaprovou as contas do ex-gestor pela prática de má conduta no exercício das funções políticas de organização, direção e controle da gestão municipal. O ex-prefeito violou diversos itens inseridos no Decreto Lei 201/67, que caracteriza os crimes de responsabilidade dos membros dos executivos municipais, e outras leis que tratam da administração pública.
Entre outras irregularidades, Francisco Lima deixou de prestar contas anuais nos prazos e condições estabelecidos, autorizou a abertura de crédito sem fundamento na lei orçamentária, não arrecadou todos os tributos de competência do município (IPTU e ITBI) e aplicou indevidamente as verbas públicas.
A denúncia contra o ex-prefeito de Davinópolis foi formulada pelo promotor de justiça Albert Lages Mendes, titular da 6ª Promotoria de Justiça de Imperatriz. Localizado a 628km de São Luís, Davinópolis é termo judiciário da Comarca de Imperatriz.
Do G1-MA
Nenhum comentário:
Postar um comentário