Blog do Raimundo Garrone
Um detento condenado a 18 anos de prisão cumpria até ontem, quinta-feira, pena dentro de uma caixa d’água no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pedrinhas, quando finalmente o secretário de administração penitendiária, Sebastião Uchôa, tomou conhecimento do assunto e abriu uma sindicância para investigar o caso, com o imediato afastamento do atual diretor do CDP, Raimundo Nonato Fonseca.
- Isso é uma vergonha, uma aberração. Afastei o atual diretor, embora a responsabilidade e quem autorizou tal descalabro seja do ex-diretor, Ideraldo Gomes – disse Uchôa.
caixapreso
José Luís, cumprindo sua pena na caixa d’água
José Luis de Souza foi condenado a 18 anos por estupro e  cumpria sua pena na caixa d’água há três anos, e segundo as primeiras explicações do sistema de segurança, ele ali estava por questões de segurança.
Uchôa explia que José Luís trabalha fazendo a limpeza da caixa d’água e a manutenção da bomba que faz o abastecimento de água para todo o estabelecimento penal.
- Como trabalha com solda e é quem solda as celas que são serradas pelos detentos, ele é odiado no presídio e obrigado e a cumprir sua pena em separado – observa.
Caixa-dágua-presídio02
Depois de três anos, José Luís voltará para uma cela “normal”
Uchôa, no entanto, diz que nada pode justificar um preso cumprir sua pena em uma situação como aquela, e que essa não foi a única “aberração” encontrada depois que assumiu a secretaria há 40 dias.
- Era tudo a maior bagunça, com diretores despreparados, onde fugas sequer eram registradas. Mas estou corrigindo esses problemas, o que está desagradando muita gente – denúncia.
Segundo Uchôa há uma orquestração contra a sua nova administração, e cita como exemplo a divulgação das fotos do preso da caixa d’água, somente depois de três anos.
O caso foi denunciado dia 1º de maio pelo blog do jornalista Gilberto Lima, com fotos publicadas no facebook de Gerailson Dantas, no dia 30 de abril.
A nova diretora do CDP é a ex-diretora do presídio feminino, Joseane Furtado.