.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Preparem o bolso: IPVA mais caro em 2022! Preço dos automóveis subiram em média 25%

IPVA - Mais caro

Desde o início do ano, o valor médio dos carros populares apresentou uma grande alta, conforme dados apontados na tabela Fipe. E ao mesmo passo, entre janeiro e agosto deste ano (2021), a produção apresentou queda de quase 30%, de acordo com a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores - ANFAVEA.

Com isso, o aumento dos preços dos automóveis e a redução da produção devido à pandemia da covid-19 vão impactar diretamente no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA, que é o imposto cobrado anualmente pelos estados e seu preço varia de acordo com a valor do automóvel, logo, se você comprou um veículo por R$ 50 Mil em 2021 e o preço do automóvel ao invés de diminuir fez foi aumentar, para R$ 60 Mil, necessariamente o preço do imposto vai ser maior.

Isso acontece porque o imposto é calculado com base no valor médio dos veículos medido pela tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - FIPE.

Já a determinação das alíquotas cabe ao respectivo governo estadual, no Maranhão a alíquota é de 2,5%, e mesmo que ela seja fixa, a base de cálculo irá aumentar. O valor exato de quanto o IPVA aumentará ainda não foi definido pela Secretaria da Fazenda do Governo do Maranhão. Geralmente, os estudos saem no final do ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário