Nas eleições municipais de Timon, em 2024, o resultado final das urnas trouxe à tona críticas à confiabilidade de algumas pesquisas eleitorais divulgadas durante a campanha. Uma pesquisa em particular, realizada dias antes do pleito, apontava Henrique Júnior na liderança, com vantagem sobre os principais concorrentes. No entanto, o desempenho real de Henrique nas urnas foi fraco demais, confirmando o quanto a pesquisa era mentirosa.
O fato de Henrique ter aparecido como favorito em uma das pesquisas foi visto por muitos como uma tentativa de manipulação da percepção pública, induzindo o eleitorado a acreditar que ele teria chances reais de vitória, ledo engano. Aventureiro eleitoral, como dito pelo prefeito eleito durante a campanha, o resultado final, com a vitória de Rafael e um desempenho medíocre de Henrique, desmentiram a pesquisa.
Nas vésperas das eleições, o Instituto IPPI, apresentou Rafael como futuro prefeito de Timon, apontando uma diferença de pouco mais de 6 pontos percentuais para Dinair Veloso, candidata derrotada, e somente 13,3% de pessoas interessadas em votar na aventura que se tornou Henrique Júnior. Essa pesquisa demonstrou, nas urnas, que quando o trabalho é feito com seriedade e não na intenção de enganar a população, vem a credibilidade como resultado. No dia 06, Rafael foi eleito com 44,34%, Dinair, futura ex-prefeita, com 39,37% e Henrique Júnior com 15,89%.
A história, os números e os resultados apresentaram quem estava correto.
Com informações do Blog do Lucas Moura
Nenhum comentário:
Postar um comentário