.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

terça-feira, 30 de abril de 2013

Holanda faz cerimônia de entronização para seu novo rei

 

Willem-Alexander foi vestido com o manto real ao lado da mulher, Máxima.
Cerimônia religiosa marca oficialmente seu reinado após sua mãe abdicar.



Do G1, em São Paulo
A cerimônia de entronização do novo rei da Holanda, Willem-Alexander, aconteceu nesta terça-feira (30) na igreja medieval Nieuwe Kerk (Igreja Nova), que foi coberta de flores coloridas. A cerimônia marca o início oficial do reinado de Alexander, que assumiu a coroa holandesa após a abdicação de sua mãe, Beatrix.
Nessa mesma Igreja, o primogênito da rainha se casou com Máxima Zorreguieta, de origem argentina, há pouco mais de 11 anos.
"Juro que defenderei e guardarei sempre com todas minhas forças a independência e a integridade do território do Reino", disse o novo rei perante os Estados Gerais (Parlamento) e o restante das autoridades do país, incluído o atual primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte.
Como explicou a Casa de Orange, na Holanda um “novo rei não é coroado, mas investido”. Monarcas holandeses nunca são coroados, porque, na ausência de uma Igreja oficial, não há um clérigo disponível para realizar a coroação. Mas a coroa existe, e ela ficou sobre uma mesa ao lado do novo rei durante toda a cerimônia, junto com outras joias da monarquia.
Guardas aguardam cerimônia religiosa na qual Beatrix passará a coroa ao filho Willem (Foto: Reuters)Guardas aguardam cerimônia religiosa na qual Beatrix passará a coroa ao filho Willem (Foto: Reuters)
A princesa Beatrix adentra a Nieuwe Kerk, igreja que recebe a cerimônia da passagem da coroa (Foto: Robin Utrecht/AFP)A agora princesa Beatrix adentra a Nieuwe Kerk, igreja que recebe a cerimônia da passagem da coroa (Foto: Robin Utrecht/AFP)
Mais cedo, A rainha Beatrix da Holanda abdicou oficialmente ao trono. A cerimônia aconteceu no Salão de Moisés, no Palácio Real de Amsterdã, capital da Holanda.
Beatrix aguarda pelo início da cerimônia entre as netas, as princesas Catharina-Amalia, Ariane e Alexia (Foto: Peter Dejong/Reuters)Beatrix aguarda pelo início da cerimônia entre as netas, as princesas Catharina-Amalia, Ariane e Alexia (Foto: Peter Dejong/Reuters)
"Dou lugar a uma nova geração. Meu filho assume a responsabilidade desta função", disse Beatrix, de 75 anos, que voltou a ser princesa dos Países Baixos, em um breve discurso.

Visivelmente emocionada, Beatrix assinou a abdicação após 33 anos de reinado. Automaticamente, o príncipe Alexander passou a ser o rei da Holanda e sua mulher, Máxima, a rainha consorte. Eles são os primeiros herdeiros europeus que assumem o trono no século XXI.
"Willem-Alexander estará acima dos partidarismos e será sensível às necessidades atuais. Para isto precisa do apoio de seu povo", afirmou na segunda-feira (29) em um discurso Beatrix, que voltou a ser princesa da Holanda.
Willem-Alexander e Máxima estavam acompanhados de suas três filhas. A mais velha, Catalina-Amalia, de 9 anos, é agora  princesa de Orange, herdeira do trono holandês.
Milhares de holandeses se aglomeram na praça em frente ao Palácio Real para se despedir da rainha Beatrix.
Príncipe da Espanha, Felipe  e princesa Letizia (Foto: AFP)Príncipe da Espanha, Felipe e princesa Letizia (Foto: AFP)
"Neste momento, a monarquia pode estimular o respeito à democracia e estimular a coesão eintegração social", destacou a agora princesa Beatrix.
"Na entronização, o rei jura a Constituição para proteger a liberdade. As leis democráticas são sancionadas pelo rei e ele estimula a sociedade e todos os seus grupos. O poder ou a ambição pessoal não podem dotar hoje de conteúdo a Monarquia, que só pode existir como serviço à comunidade", completou.
"Querida mãe. Hoje abdica após 33 anos no trono, aos quais te agradecemos por tudo que fez. Em nome da rainha, eu agradeço por todo o apoio prestado à coroa", disse o novo rei Willem-Alexander, de 46 anos, em tom solene, mas muito emocionado, ao saudar a multidão na varanda do Palácio.
A festa de despedida da rainha começou na noite de segunda-feira (29). Milhares de convidados, entre eles membros das casas reais europeias, compareceram no baile de gala no renovado Rijksmuseum.
Príncipe Charles e esposa Camila, da realeza britânica, chegam à cerimônia (Foto: AP)Príncipe Charles e esposa Camila, da realeza britânica, chegam à cerimônia (Foto: AP)
Novo rei
Willem-Alexander se converte no primeiro rei da Holanda dos últimos 123 anos, formando o casal real mais jovem das monarquias ocidentais.
“Ele é um homem de uma nova geração completamente preparado para seu novo papel", disse Fred de Graaf, presidente do Senado da Holanda. “Tem uma grande experiência internacional”, acrescentou.
Segundo pesquisa da rede de televisão “Nos”, divulgada um dia antes da entronização, 69% dos holandeses acreditam que Willem-Alexander será um bom rei. Um ano atrás, a aprovação era de 59%.
O príncipe foi um dos primeiros a se casar por amor com uma jovem sem sangue azul, e que além disso não era holandesa, mas sul-americana.
O novo rei da Holanda, Willem-Alexander, saúda a multidão no Palácio Real, ao lado de sua mulher, Máxima, e suas filhas Catharina-Amalia (esq.), Alexia (dir.) Ariane (centro) (Foto: Reuters)O novo rei da Holanda, Willem-Alexander, saúda a multidão no Palácio Real, ao lado de sua mulher, Máxima, e suas filhas Catharina-Amalia (esq.), Alexia (dir.) Ariane (centro) (Foto: Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário