.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sábado, 20 de julho de 2013

O 17º araiá do Povão em São Bernardo foi um destaque no Baixo Parnaíba.

Nos dias 17,18, e 19 de julho, a cidade de São Bernardo no baixo Parnaíba, virou a capital cultural do Maranhão em dose dupla.


O primeiro grande motivo de São Bernardo se tornar o centro das atenções culturalmente falando do Maranhão e do Piauí, durante três dias, foi a realização da edição do 17º Araiá do Povão que teve muitas novidades e apresentações folclóricas e populares de várias partes do Maranhão e Piauí, e o tema do araiá deste ano, foram os 400 anos de São Luís a Capital do Maranhão, celebrado recentemente.
Com frases como “São Bernardo amor da gente! Cidade do São João, escrito bem na entrada do Araiá do Povão para recepcionar os brincantes e visitantes admiradores do festejo junino fora de época em São Bernardo, aconteceu esta grande festa popular, a maior tradição da região, que há 17 anos acontece.


 Na avaliação de muitos que já conhece o evento disseram que o deste ano superou todas as expectativas dos organizadores em matéria de números de atrações e de participantes que vieram de várias partes do Brasil acompanhar as mais diversas manifestações populares que se apresentaram para um grande público que de pé aplaudia a cada atração.
A equipe de secretários e assessores do prefeito Coraninho Almeida, como o secretário de Cultura Cassio Cairo, a esposa do prefeito, e secretária de Assistência Social Amara Almeida, e demais assessores e secretários municipais organizaram o araiá com muita dedicação e capricharam nos detalhes que retrataram pontos turísticos e simbólicos de São Luís na homenagem tematizada no espaço de evento, deste anos que ganhou um local bem mais amplo e aconchegante.
O prefeito Coraninho Almeida que sempre se fazia acompanhar do vice-prefeito Joaozinho Machado, de sua esposa a primeira dama e secretária de Assistência Social Amara Almeida, do ex-prefeito por vários mandatos e líder político Coriolano de Almeida, vereador Presidente da Câmara Ronaldinho e demais vereadores da base aliada, e outros membros da administração municipal, e muita gente simples do meio do povo que a todo momento parabenizava o prefeito e a primeira Dama por ter dado condições necessárias ao secretário de Cultura Cassio Cairo na realização daquela grande festa.

Durante os três dias de muito arrasta pé coreografias tradição, e muita evolução, no 17º Araiá do Povão inúmeras atrações de grande expressões como o Bumba Boi de Nina Rodrigues Boi Pirilampo e outros grupos culturais e folclóricos que brilham no cenário cultural do Maranhão passaram por São Bernardo quinta, sexta e sábado, que foi 17,18 e 19 de julho, deixando um gostinho de quero mais para os amantes da cultura.   
O espaço sempre foi reservado para as grandes atrações de diferentes regiões do Maranhão e Piauí, que se apresentaram, sem perder de vista um só momento as pratas da casa, que receberam importantes incentivos do poder municipal e todas as noites brilhavam no palco da folia mostrando a diversidade cultural que há em São Bernardo e que tem a prefeitura como uma grande parceiro do segmento.

São Bernardo na era dos Almeidas sempre esteve atenta as mais diversas prioridades de políticas púbicas e com isto, está a frente do seu tempo no desenvolvimento do município e no trato com a cultura. O Araiá do Povão já é um evento destacado no calendário cultural da região com expressão nordestina reunindo a cada ano milhares de turistas que não perde por nada a festança.    


Nenhum comentário:

Postar um comentário