.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

terça-feira, 2 de maio de 2017

PREFEITURA DE BURITI REALIZA A 1ª FEIRA DO TRABALHADOR BURITIENSE Compartilhe:



Nesta segunda-feira, 1º de maio, data em que se comemora o dia do trabalhador, a Prefeitura de Buriti, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, com o apoio de outras secretarias municiais e em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) e da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (AGERP), realizou a Primeira Feira do Trabalhador Buritiense. O evento foi espetacular e aconteceu na Praça Matriz, centro da cidade.
Por ocasião da feira, os trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade puderam socializar os seus produtos e valores nas mais diversas áreas: da produção de alimentos, artesanato, culturas, arte e lazer, bem como utilizar os espaços públicos para fazer no seu dia uma festa bem popular, com tudo que tinha direito.
A programação do 1º de maio foi extensa, começou com a Missa em Ação de Graças, às 7h, e, logo após, às 8h30, foi dada a abertura da Feira, com o hasteamento das bandeiras e a execução dos hinos Nacional e de Buriti/MA, e encerramento aconteceu por volta das 19h.
Durante a abertura, a secretária de Agricultura Santana Silva destacou a importância da ação para os trabalhadores do município e disse que esta era a primeira de outras que virão.
O vice-prefeito Antônio Flora lembrou a luta histórica dos trabalhadores em todo Brasil e apontou a necessidade da classe trabalhadora de impedir a derrocada de direitos, proposta pelo governo ilegítimo de Temer.
O prefeito Naldo falou da importância do resgate das tradições do município e valorização da cultura local. Agradeceu todo o apoio do deputado estadual Fábio Macedo (PDT) na reconstrução da cidade. Falou também das obras que foram ou estão em execução nestes seus 100 dias de governo.
O deputado Fábio Macedo afirmou ser um dia de muita felicidade e que tem uma gratidão com o município que lhe deu quase 1400 votos na última eleição para deputado. Entregou formalmente a nova ambulância para cidade e já garantiu que vai trazer também uma máquina agrícola para prestigiar ainda mais os agricultores rurais. Também falou do pedido do prefeito Naldo para que ele o ajude na construção do hospital municipal. O deputado estava acompanhado da sua esposa e do seu pai, empresário Dedé Macedo.
Após os discursos, o prefeito Naldo Batista, acompanhado do deputado Fábio Macedo, de vereadores, do vice-prefeito, do seu secretariado, ex-prefeitos e outros convidados regionais iniciaram as visitas às tendas montadas para vendas de produtos locais. 



 







 








Cerca de 20 expositores participaram da Feira. Havia tendas de várias áreas do trabalho, como saúde, educação, agricultura familiar, assistência social, artesanato, horticultura, cadeias produtivas de aves e de suínos. Dentre os produtos em exposição havia suínos, galinha caipira e vegetais cultivados no município, como milho, banana, feijão, bem como produtos de artesanatos e alimentos produzidos a partir de cultivo da terra, como pamonhas, mingaus, sucos, doces, etc.
















 



Além da exposição, teve simulação de como deve atuar a SAMU nos casos em que é acionada, apresentação de capoeira, do Grupo Angel Night e do Projeto Social Dançando no Bairro, Dança de São Gonçalo, forró pé de serra, Tambor de Crioula, sorteio de brindes e várias bandas locais, como Chiquinho dos Teclados, Juninho do arrocha, Albery Show, Antonio da Viola, Zé do Cila e Skema 7.
A festa do trabalhador com o trabalhador buritiense realizada pela prefeitura de Buriti, pela secretaria municipal de agricultora e seus parceiros, sem dúvidas, foi um evento único, histórico e muito especial para Terra de Inácia Vaz. Há muito não se via uma festa popular com a cara do povo de Buriti, com o trabalhador, seja rural ou urbano, mostrando todo seu talento e sentindo a valorização da sua produção. Foi o início do resgate da nossa cultura. Que a administração siga em frente com ações deste nível.












Muitos outros vídeos da Feira podem ser assistidos no canal CorreioTV, a webtv do Correio Buritiense, e muito mais imagens do evento podem ser conferidas na página do facebook do blog. Acesse tudo e compartilhe.


Com contribuição do Correio Buritiense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário