Após reunião extra-judicial com o MP – Ministério Público Estadual do Maranhão, prefeitura de Coelho Neto fará pagamentos dos terços de férias atrasados. O de 2018, já está agendado para ser pago até o dia 22 (sexta-feira).
A ação louvável por parte de alguns servidores municipais descontentes com o SINTASP/MCN já surtiu efeito. O MP realizou na segunda-feira (18), uma reunião extrajudicial entre servidores e um representante do executivo para negociar o pagamento dos terços de férias atrasados. O resultado foi um acordo que definiu as datas para o pagamento dos terços de férias 2016, 2018 e 2019.
No acordo firmado sem ajuda do SINTASP/MCN, a prefeitura se compromete a pagar o terço de férias de 2016 em até 12 meses contado da competência de março desse ano (2019), em ordem a ser escolhida entre duas alternativas, ou em ordem alfabética ou em data de aniversário no serviço público. Quanto ao terço de férias de 2019, esse será pago a partir de março desse ano corrente.
A noite os servidores encheram o auditório da Câmara Municipal para acompanhar a professora Elisabete Neves na tribuna da casa legislativa. Elisabete, criticou de forma incisiva o comportamento indiferente que o sindicato da sua categoria vem tendo frente aos atrasos nos pagamentos dos terços de férias dos servidores municipais.
Lamentou chegar ao ponto que se chegou: O de ver os servidores agirem de forma independente, visto que em tese, os mesmos têm um sindicato para lhes defenderem. Lembrou que tanto o prefeito quanto o ex-presidente da Câmara, são representantes das maiores conquistas dos servidores por intermédio desse mesmo sindicato que hoje abandona sua classe.
A servidora pública, agradeceu o apoio do presidente Marcos Tourinho em abrir a Câmara para que os servidores públicos pudessem expor o problema que estão passando e disse: “Não estamos só! Temos o apoio da Câmara e do Ministério Público”. Unanimante todos os vereadores presentes se inclinaram em apoiar a causa exposta pela servidora e professora Elisabete.
O presidente Marcos Tourinho pontou que a Câmara é sim a casa do povo e que ela sempre estará aberta para esse. Deixou claro que, a Câmara Municipal fez vários encaminhamentos ao executivo no ano de 2018 sobre essa questão dos terços de férias. Mas que, o mesmo nunca deu uma resposta clara sobre o tema.
Por fim, lamentou o fato do presidente do sindicato, Izaque Vale, gastar suas energias fazendo desdenho da própria classe e inclusive do papel dos vereadores que estão dando apoio aos servidores municipais que os procuraram.
Do Portal R10 Maranhão
Nenhum comentário:
Postar um comentário