Em 25 de fevereiro de 1938, nascia Magno Bacelar no povoado Itapirema, um dos filhos mais nobres do município de Coelho Neto. O Portal Leste Maranhense o felicita ao mesmo tempo em que evidenciamos um pouco de sua fantástica trajetória política.
Conheça um pouco desta história:
Filho de Raimundo de Melo Bacelar e Maria Machado Bacelar. Em 1962 concluiu o Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Maranhão, alternando-se entre a advocacia e o jornalismo.
Junto com seu irmão Raimundo Bacelar, fundou em 1963 o Sistema Difusora de Comunicação e foi diretor do Jornal do Dia, ambos em São Luís. Fundou também a Federação das Escolas Superiores do Maranhão.
Eleito deputado estadual pelo PSD em 1962, foi chefe de gabinete da prefeitura de São Luís e no governo Pedro Neiva de Santana foi subchefe e depois chefe da Casa Civil e Secretário da Educação, além de atuar como conselheiro de diferentes órgãos governamentais.
Presidente do diretório municipal da ARENA em seu município e membro da executiva estadual, foi eleito deputado federal em 1974 e 1978, licenciou-se do mandato para ocupar o cargo de Secretário de Justiça no governo João Castelo,afastando-se para disputar o pleito de 1982 pelo PDS, sendo vitorioso.
Contrário às Diretas Já e eleitor de Paulo Maluf em 1985, migrou para o PFL e foi eleito suplente de senador em 1986. Por ocasião das eleições de 1988 ingressou no PDT e foi eleito vice-prefeito de São Luís na chapa de Jackson Lago.
Com a vitória de Edison Lobão na disputa pelo governo do estado em 1990, Magno Bacelar foi efetivado senador e em 1994 foi eleito para o seu quarto mandato de deputado federal.
Em 2004 foi eleito prefeito de Coelho Neto pelo PV.
Um abraço do seu admirador e editor deste veículo de comunicação, Wando Galvão!
Nenhum comentário:
Postar um comentário