.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

domingo, 7 de abril de 2013

07 de abril dia do jornalista.


Hoje, 07 de abril, comemora-se o dia do jornalista no Brasil. A data refere-se a uma homenagem ao jornalista João Batista Líbero Badaró que, em 22 de novembro de 1830, foi assassinado por inimigos políticos.

Então a Associação Brasileira de Imprensa resolveu instituir o dia 07 de abril como o “Dia do Jornalista”, pois o movimento popular gerado após a morte de Badaró levou Dom Pedro I a reivindicar no dia 07 de abril do ano seguinte.
Mas existem também outras datas que homenageiam todos estes profissionais que muitas das vezes arriscam a vida para trazer a verdade dos fatos à tona.
Dia 24 de Janeiro: dia de São Francisco Sales, padroeiro da profissão de jornalista;
Dia 29 de Janeiro: várias histórias culminam nesta data como homenagem ao jornalista. Uma delas é a data ser homenagem ao jornalista e abolicionista José do Patrocínio, falecido em 1905.
Dia 03 de maio: também pode ser considerado o Dia do Jornalista por ser a data da Liberdade de Imprensa, decretada pela ONU em 1993.
Vários dias para se comemorar. Datas que surgiram devido à luta pela liberdade de informação e, muitas vezes, foi preciso sangue derramado para isso.
Parabéns a todos que seguem este ofício com orgulho e sem medo. Em todas as datas.
Do Blog do Marco D'Eça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário