.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

segunda-feira, 22 de abril de 2013

A cultura coelhonetense está de luto.


Quinta-feira(18) silenciou uma das vozes mais eloquente e consagrada das tradicionais toadas de bumba Boi reconhecida em toda a região, com o falecimento do senhor Raimundo Silva.   

 
Raimundo Silva
Raimundo Silva faleceu em sua residência no Bairro Bela Vista em Coelho Neto, onde atualmente morava.  Com a sua morte a cultura de Coelho Neto e região está de luto e encerra um ciclo de tradição e pioneirismo de duas brincadeiras de muita tradições e integração popular, que é o Bumba boi e o tambor de criola, aqui em nossa região, que a da grande Santa Maria.    

 Há mais de meio século influenciado gerações Raimundo Silva doava de coração e vocação a sua talentosa e inconfundível voz ao movimento cultural de nosso município cantando muitas e inesquecíveis toadas de Bumba Boi uma das coisas que ele mais gostada. Na condição de cantador de toadas Raimundo Silva conquistou fãs, amizades e muitos conhecimentos.  O tambor de criola era outra atividade cultural que ele muita apreciava, assim como também foi um dos maiores jogadores de baralho, (modalidade três sete, praticada por esporte) bastante diversificada na região.

 Popular, amigo, e portador de um humor fora do comum, Raimundo Silva era uma das figuras mais folclóricas da região sendo um símbolo da alegria. Boieiro fundador do Boi de Dr. Afonso Bacelar no Itapirema nos anos 60, Raimundo Silva levou a sua vida brincado Bumba Boi orientando e incentivando os amantes da cultura mais novos. Participou do Bumba Boi do Raimundo Gentil do Olho d’água Grande, Boi da Fiota, e Boi da Maria Boi, em Coelho Neto, Boi do Manú e Boi do Corinho no Povoado Paú onde morou durante anos.       Na condição de um agente cultural e de um dos maiores entusiastas e ostentador da cultural coelho-netense, o mestre em tudo isto chamado Raimundo Silva, levava a vida com orgulho prazer e desprendimento. Por isso ele merece o nosso reconhecimento por tudo que ele representou e continuará representando em nossas vidas que lembraremos dele através de sua ausência.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário