.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Lula já pensa em voltar ao cargo: 'Não posso dizer que não', afirma

Portal 180 graus.
A menos de 15 dias do fim de seu segnudo mantato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não descartou a possibilidade de voltar a disputar uma eleição ao cargo. "Não posso dizer que não porque sou vivo. Sou presidente de honra de um partido, sou um político nato, construí uma relação política extraordinária", disse Lula em entrevista ao programa É Notícia, da RedeTV!, quando perguntado se voltaria a disputar a Presidência um dia. O presidente fez uma ressalva: "Vamos trabalhar para a Dilma fazer um bom governo e, quando chegar a hora certa, a gente vê o que vai acontecer".

Agora o presidente pretende descansar. "Vou tirar umas férias que não tiro há 30 anos. Uns dois meses num lugar onde eu não tenha que fazer nada, discutir política, fazer absolutamente nada." Lula disse que a crise do Senado, em 2009, foi tentativa de golpe da oposição e que apoiou José Sarney para manter "a institucionalidade". Sobre o mensalão, Lula voltou a dizer que, quando deixar a Presidência, vai "estudar um pouco o que aconteceu no período". O presidente afirmou ser "fã" de Barack Obama. "Ele só tinha que ter a ousadia que o povo americano teve votando nele. Recebeu uma herança maldita do governo Bush".

Vida de presidente
Lula falou durante a entrvista sobre a emoção de assumir e deixar a presidência depois de anos anos de poder. "Vou sair pela mesma rampa que subi, de cabeça erguida, com a minha família, e se Deus quiser com o Zé Alencar, tendo a certeza de que nós não fizemos tudo mas fizemos muita coisa neste país". Segundo o presidente, seu governo conseguiu fazer grande parte daquilo que foi sua própria vida, que construiu junto com o movimento social no PT.

Questionado sobre momentos difíceis na vida de um presidente, Lula falou sobre o tempo que o trabalho exige. "E fiquei oito anos em Brasília eu nunca fui a um jantar, nunca fui a um aniversário. A minha vida era sair do Palácio do Planalto e ir para casa. A maioria dos domingos eu passei sozinho com Marisa no Planalto".

Marisa
O presidente afirmou que Marisa o ajuda a tomar decisões. "A Marisa dá conselho, dá palpite, fala das coisas que ela sente. E normalmente a Marisa tem razão nas coisas porque ela sabe das coisas que o povo pensa". Lula citou um exemplo, na campanha de 2006, dizendo que Marisa era a maior incentivadora de que ele deveria ir aos debates. "Eu achava que eu não deveria ir. Ela estava certa".

Ajuda divina
Questionado se sua chegada à presidência foi um designo divino, Lula disse que chegou lá talvez não só por um mérito pessoal, mas também por um dedo de Deus. "Se eu não tivesse mérito não teria chegado aonde cheguei. Agora, tem muita gente que se dizia mais preparado do que eu, que estudou mais do que eu, que achou que era mais competente do que eu, e não chegou. Eu cheguei porque além de eu ter um partido preparado há outras forças que ajudaram".

Dilma
Sobre críticas em relação a Lula estar "montando o governo Dilma", o presidente fala sobre os méritos da eleita. "A Dilma foi ministra chefe da Casa Civil, ela coordenava o governo. A Dilma se reuniu mais com o Guido do que eu. Se reuniu mais com Paulo Bernardo do que eu, se reuniu mais com os ministros do meu governo do que eu".

Nenhum comentário:

Postar um comentário