.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Campanha de vacinação começa neste sábado

Começa sábado a Campanha Nacional para a Atualização da Caderneta de Vacinação. A campanha é uma estratégia do Ministério da Saúde para atualizar os registros de imunização de várias doenças em crianças de até cinco anos de todo o país.

Em Belém, pais e responsáveis que deixaram de vacinar seus filhos em campanhas anteriores devem procurar os postos de saúde, unidades de Serv Saúde e Casas Família – do programa Saúde da Família - munidos da caderneta de vacinação da criança para atualizar as vacinas que ela recebeu e aplicar as vacinas pendentes. Quem ainda não foi vacinado pode ir tomar as primeiras vacinas.

São ao todo 14 tipos diferentes de doenças que podem ser evitadas através da vacinação: tétano, difteria, coqueluche, hepatite B, meningite, rotavírus, sarampo, caxumba, rubéola, febre amarela e alguns tipos de pneumonia e tuberculose. “Quem for aos locais de atendimento poderá receber as vacinas para imunização contra todas essas doenças”, afirma Jaíra Ataíde, coordenadora estadual de imunização.

Ela explica também que, ao contrário de outras campanhas de vacinação, não serão utilizados postos de atendimento externos pela necessidade de conservação das vacinas, que só é possível no ambiente controlado dos postos de vacinação.



ATENDIMENTO

A expectativa em Belém é de cerca de 20 mil atendimentos. “Não é uma campanha ostensiva, então não temos a perspectiva de atender todas as crianças nessa faixa de idade”, diz Carlene Castro, diretora do Departamento de Vigilância à Saúde do Município de Belém.

Segundo Carlene, o índice regular de vacinação em Belém é bom, então boa parte das crianças não precisa fazer atualizações nas suas carteiras. Ela reforça que é fundamental que os responsáveis não se esqueçam de levar a carteira, senão não será possível realizar as imunizações. Em todo o Estado, a meta é vacinar cerca de 50 mil crianças.

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) deverá disponibilizar, ainda, na Região Metropolitana de Belém, a administração por via oral da vitamina A, como parte do programa Brasil Carinhoso, de redução da desnutrição e combate da extrema

pobreza.

(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário