.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

terça-feira, 14 de agosto de 2012

São lançadas, todos os dias, 160 toneladas de fezes nas praias, rios, córregos e riachos, sem nenhum tratamento”, diz Bira

O deputado estadual Bira do Pindaré (PT) utilizou a tribuna, na tarde desta segunda-feira, para repudiar o artigo escrito pelo Senador José Sarney e protestar contra poluição das praias da Grande Ilha de São Luís.
O senador, eleito pelo Amapá, escreveu um artigo, publicado no jornal O Estado do Maranhão, intitulado: “São Luis polui o Atlântico”, no que dizia que São Luís não é capaz de poluir o Oceano, e negando a existência das fezes, medidas por diversos laboratórios do Estado, e encontrada em todas as praias da Ilha.
“Considero esse artigo uma pérola que deve ser guardado nos Anais desta Casa e deve servir de estudo para as Academias, os estudiosos, enfim. Ele ataca os de laboratórios e ataca a própria filha dele, a governadora do Estado. Ele resolveu dar uma de biólogo e questionar o laudo dos laboratórios do Maranhão que declararam a interdição das praias em São Luís. Ele considera um absurdo, como é que pode São Luís poluir o Atlântico? Pelo que sei ninguém disse que São Luís poluiu o Atlântico, que, de fato, o Atlântico é muito grande. Mas as praias de São Luís estão poluídas”, opinou o petista.
Bira explicou que a Baia de São Marcos está poluída, o que vai de contraponto aos pensamentos de Sarney de que só 200 mil habitantes, moradores dos bairros da faixa litorânea, não são capazes de poluir as praias. O deputado considerou o raciocínio muito simples, para o tamanho equivoco na sua alegação.
“Resolvi fazer uma conta. Um ser humano, segundo os especialistas, defeca, por dia, 125 gramas em média. 125 gramas multiplicados por 200 mil são 25 toneladas de fezes todos os dias. Isso considerando apenas os 200 mil habitantes que ele falou que moram na região litorânea de São Luís. Se você pegar a Ilha de São Luís, 01 milhão e 300 mil habitantes, dará 160 toneladas de fezes, todos os dias, lançadas nas praias, nos rios, córregos, nos riachos, sem nenhum tratamento”, calculou Bira.
No artigo, o presidente do Senado, o Sr. José Sarney ataca a filha, Roseana Sarney, admitindo que ela auto-flagela, maltrata o Maranhão, divulgando nos quatro cantos do país a quantidade de merda que o governo dela faz transbordar pelas praias de São Luís.
“Mas aí eu tenho que defender a governadora, deputado Othelino, sou obrigado, porque ela só está agindo com transparência, porque há uma ordem judicial que determinou que o Estado emitisse o laudo das praias. É um dever do governo fazer isso, e é um direito do cidadão saber disso, afinal de contas, se a gente não sabe isso é um atentado contra a saúde pública, ora, eu tenho direito de saber se essa praia está poluída ou não? Se eu posso tomar banho nela ou não? Se os meus filhos e filhas podem tomar banho ou não?”, esclareceu Pindaré.
Bira protestou contra a sujeira na praia, defendendo que este é o espaço de lazer mais democrático que existia na Ilha. E finalizou o pronunciamento se reportando ao artigo, “Salta os olhos a tamanha insensatez do honorável senador que perdeu uma boa oportunidade de ficar calado”.Opinião:
A causa da poluição das praias se dá devido a negligência do Governo Estadual em fazer esgotamento sanitário, mas o presidente do Senado nega isso, como nega todos os envolvimentos em corrupção, como nega todas as más intenções direcionada por seus mandatos, e as falcatruas que envolvem a Fundação José Sarney e os 44cargos que teremos de sustentar.
--

Nenhum comentário:

Postar um comentário