.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Terremoto é sentido em cidades do Maranhão e Piauí


Imagem da internet
Um tremor foi sentido por pessoas na cidade por volta das 10 horas da manhã desta Terça-Feira, muita gente ficou apavorada com esse fato inusitado pelo menos no município de Coelho Neto. O assunto rapidamente tomou conta das redes sociais e ganhou grande proporção.

O abalo foi sentido em várias outras cidades como: Duque Bacelar, Vargem Grande, Beláguas, Afonso Cunha, Itapecuru, Nina Rodrigues, Timon, Buriti, Axixá, São Benedito do Rio Preto, Urbano Santos e em Teresina capital do Piauí.

Terremoto ou sismo é um termo do Latim “terrae motu” que significa “movimento da terra”. O terremoto é um fenômeno natural caracterizado por um forte tremor de terra resultante de fatores como o encontro de diferentes placas tectônicas(blocos que formam a crosta terrestre), falhas geológicas, ou ainda, atividade vulcânica.

O Brasil não está localizado em região favorável a ocorrências de terremotos, pois não há vulcões em atividade em nosso território e não estamos numa zona de atrito entre placas tectônicas ( o Brasil está localizado no interior da Placa Sul Americana). Mesmo assim, ocorrem terremotos de baixa intensidade (de 1 a 3 graus na Escala Richter), provocados, principalmente, pela acomodação de terra no subsolo.

Segundo o geógrafo Luís Dias da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA), ele disse que o terremoto registrado na manhã de hoje(03), foi o maior da história do Nordeste e ainda faz um alerta informando que novos tremores imperceptíveis ocorram nos próximos dias.

Do Blog do Joílson Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário