.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Metrô de Teresina chega a Timon na próxima terça


A vinda do Pré-Metrô de Teresina para o município de Timon irá beneficiar 20 mil pessoas diretamente”, essa é a visão do deputado federal Professor Sétimo (PMDB-MA), defensor do projeto que estende a linha de integração da locomotiva piauiense até as cidades maranhenses de Timon, Caxias e Codó. Na próxima terça-feira, dia 29, o governador do Piauí Wilson Martins e a prefeita de Timon, Socorro Waquim fazem a viagem teste que integrará os dois municípios através da Companhia Metropolitana de Teresina (CMT).Uma reunião realizada hoje (22), entre a prefeita, o deputado federal e o presidente da CMT, Marco Tavares e Silva, filho do ex-governador Alberto Silva, - idealizador do sistema de transporte no Piauí -, além de técnicos da prefeitura e da companhia, selou a participação de ambos na parceira e projeto de extensão da linha.Apesar de a linha ser estendida, ou seja, atender aos timonenses, não será cobrado nenhum valor a mais para os passageiros, ou seja, o valor será igual para aqueles que saírem do bairro Dirceu Arcoverde, ou seja, 0,50 centavos defendeu a prefeita.A prefeitura entra na parceria adotando medidas para que a estação antiga construída no bairro Guarita seja adaptada e adequada para o embarque e desembarque do pré-metrô dentro dos aspectos estabelecidos na cidade de Teresina. “Iremos reformar a estação e dotá-la da capacidade técnica e arquitetônica para o embarque e desembarque de passageiros como está no projeto que encaminhamos ao então governador Wellington Dias, que agora é atendido pelo governador Wilson Martins”, informou a prefeita timonense, Socorro Waquim (PMDB).
Na opinião do presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Público de Teresina, Marcos Silva, “a parceria foi um vitória do bom senso dos governadores Wilson Martins e Roseana Sarney”. Segundo Silva, a extensão até Caxias e Codó será feita até o final do ano de 2010. “Será um excelente presente de natal para os moradores”, afirma. NOVA MÁQUINA
Na semana passada o governador Wilson Martins visitou o pátio de manobras do metrô de Teresina. O objetivo era conferir como está o andamento da reforma e construção de novos vagões para uma nova linha de metrô que será instalada em Teresina. Os novos vagões, agora mais leves, podem atingir uma maior velocidade chegando a até 100 Km/h. Eles têm capacidade para transportar até 350 passageiros.
“Com esse novo trem poderão ser transportados até 45 mil passageiros por dia nas vias férreas de Teresina. O tempo de espera entre um trem e outro agora cairá de 30 para 15 minutos nas plataformas de embarque e desembarque”, declara Marcos Silva, presidente da Companhia de Metrô de Teresina. Os novos investimentos somam a ordem de R$ 5 milhões e têm como finalidade levar os novos trens até outras cidades como Altos, Timon, Codó e Caxias no Maranhão. “Esse investimento faz parte das políticas públicas para interligar os estados. Nada nos impede de levar esse trem até Timon, onde a prefeita Socorro já nos apresentou um bom projeto”, cita Marcos. O número de passageiros transportados pelo novo trem equivale a cerca de 13 ônibus coletivos. Com isso, se todos os quatro trens funcionarem normalmente será o equivalente a 50 ônibus coletivos em número de passageiros transportados. “Esperamos agora uma parceria com as empresas de ônibus para que as linhas levem as pessoas até as plataformas. É uma forma viável de se diminuir a intensidade do tráfego nas ruas e avenidas do centro de Teresina”, finaliza o presidente da Companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário