.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Esforço multimídia para envolver cidadão no processo eleitoral


A Secretaria Especial de Comunicação Social do Senado lança, no dia 24 de agosto, campanha de conscientização sobre a importância do voto para o Legislativo. O objetivo é aproximar o cidadão do trabalho feito no Congresso Nacional, em especial, pelo Senado Federal. A campanha, inédita no Brasil, foi idealizada e produzida pela própria Secretaria de Comunicação, sem a contratação de agências de publicidade.

Aprovada pelo presidente da Casa, José Sarney, a iniciativa pretende, por meio de veículos multimídia, difundir a importância das eleições e ampliar o número de votos válidos.

No ofício em que pediu autorização ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, para a divulgação das peças promocionais, Sarney afirma que a campanha se funda na necessidade de envolver o cidadão no processo eleitoral e legislativo. "Principalmente, levando-se em conta o elevado índice de abstenção e de votos inválidos para o cargo de senador na última eleição de 2006", disse José Sarney.

A decisão do ministro Lewandowski, ao autorizar a campanha, contou com parecer favorável da Assessoria Especial da Presidência do TSE que entendeu não ter a iniciativa do presidente Sarney intenção eleitoreira. "Ademais, a referida campanha irá reforçar aquelas em veiculação, promovidas por esta Justiça, na nobre tarefa de educar e orientar o cidadão para o voto consciente", avaliou Lewandowski.

Para o presidente do TSE, a campanha irá promover a conscientização da relevância de votar nas eleições e "não se configura em publicidade institucional", o que é proibido em época eleitoral.

A campanha

O mote da campanha é reforçar no eleitor a idéia de que é no Senado Federal e na Câmara dos Deputados que são feitas as leis que regem a vida do Brasil e dos brasileiros. Para Elga Lopes, coordenadora do projeto, as peculiaridades dos mandatos dos senadores não facilitam a interatividade com o eleitor: "apesar de ser majoritário, no mandato de senador, não há a agenda de ações e obras típicas do Poder Executivo, e também não dispõe de nichos eleitorais circunscritos a uma determinada região, como acontece normalmente com os deputados", observa Elga. Ela ressalta ainda que o mandato do Senado tem outra característica peculiar: é o único com oito anos de duração.


Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário