.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

25 de novembro,dia Nacional do Doador de Sangue – Doe Sangue e Salve uma Vida!


Hoje,dia 25 de Novembro de 2010 é o Dia Nacional do Doador de Sangue. Doar sangue pode salvar muitas vidas e não custa nada. O ato de doar sangue é muito rápido e indolor, infelizmente os bancos de sangue de todo o país estão sempre com déficit de abastecimento, isto deve-se ao mito disseminado pela população de que doar sangue afina ou engrossa o sangue; e que se doar uma vez será obrigado a doar todos os anos.


Todo material utilizado é descartável, por isso fique tranquila que não há risco de contaminação nenhum para a sua saúde. Para quem não sabe o ato de doar sangue traz muitos benefícios à saúde; doar sangue pode diminuir em 86% os riscos de problemas cardiovasculares.
Segundo a ONU o ideal é que em cada país haja pelo menos 5% da população a doar regularmente sangue para que não faltem sangues nos bancos especializados.

Participe e convide seus amigos!
Para DOAR SANGUE é necessário:
- Ter entre 18 e 65 anos- Estar em boas condições de saúde- Ter peso mínimo de 50 kg- Ter descansado no mínimo 6 horas nas últimas 24 horas- Não estar gripado ou com febre- Não estar grávida ou amamentando- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 6 horas.
NÃO poderá doar sangue:
- Portadores de vírus da AIDS, HBV, HCV ou HTLV,- Quem possui histórico de doença hematológica, cardíaca, renal, pulmonar, hepática, ato-imune, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer e outras.- Quem fez tatuagem, piercing ou tratamento com acupuntura nos últimos 12 meses;- Quem usa drogas;- Quem tem Anemia;- Mulheres grávidas também não poderão doar sangue;
* Intervalo mínimo entre as doações:
- Homens – 60 dias e no máximo 4 vezes ao ano;- Mulheres – 90 dias e no máximo 3 vezes ao ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário