.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Potência econômica no passado fracasso no presente.


Falando em nosso trajeto pela a PI 112, no Estado do Piauí, no sentido Miguel Alves, a Teresina, mais uma curiosidade mostraremos a você. O nosso destino era só ater a cidade de União. Ao chegarmos ao conhecidíssimo povoado Novo Nilo, paramos e retratemos fotograficamente, uma imagem que merece uma reflexão.

No século passado, mas especificamente nos anos 30-40-50, e ater os 60, o povoado Novo Nilo, era uma referencia econômica do Piauí, e, quase via única dos maranhenses do Leste, vender suas produções agrícolas e o famoso babaçu.

De propriedade do saudoso, Coronel Gervásio Costa, o povoado Novo Nilo, era berço da famosa e imponente Gecosa Indústria, que fabricava o óleo de babaçu Novo Nilo e Sabão sendo uma abastecedora do produto de destaque em nível de Brasil.
Hoje praticamente falida, da Gecosa antiga, resta apenas à estrutura monumental de quem um dia foi a Rainha, ribeirinha do Parnaíba na modalidade de produção, geração de emprego e renda, e aquecedora da economia do Piauí e da região Leste Maranhense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário