.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Festejo junino de Parnarama se destaca no médio Parnaíba e aquece a economia do município.

As festas juninas no município de Parnarama-MA, cidade ribeirinha do Rio Parnaíba, tem uma forte tradição e eleva o nome do município em caráter de cultura, para varias regiões do País.
Ontem, 28, penúltimo dia das festividades juninas promovida pela a prefeitura, através das secretarias de Saúde, Assistência Social, e Educação, onde a Coordenadoria de Cultura é atrelada a ela, nossa equipe do portal leste maranhense esteve lá e constatou de perto, a cidade que fica a caráter caipira, vivenciando uma das maiores festas popular.
Outros fatos importantes da cultura e do folclore parnaramense são a diversidade e a interação das mais diversas danças e costumes da região. O que é da cidade se apresenta muito bem na zona na rural. E o que é da zona rural se apresenta de forma empolgada na cidade e ganha lugar de destaque.

A primeira atração a brilhar no Araiá do Mexe, Mexe na noite de ontem 28, foi à quadrilha Caipira do Sertão, do povoado Paiol do Centro, que mostrou animação e muita coreografia. A segunda apresentação ficou por conta da quadrilha mirim, Pimentinha do Sertão, da Escola José Torres de Asunção, onde a rainha com necessidades especial roubou a cena e fez bonito.




Terceira apresentação de ontem, foi do Boizinho faceiro, da Unidade Integrada Remir de Brito Lima, que com seu jeito único e inovador deixou um gostinho de queiro mais, com belas toadas e gestos coreógrafos impressionantes.

O Centro de Ensino Iramar Barbosa Araujo, (COOEIPS) que é particular, trouxe ao Araiá do Mexe, Mexe, a quadrilha junina levanta a poeira, que arrastou o pé e mostrou a imponência e preservação da cultura do jeito tradicional da brincadeira, com muita criatividade.
Diante de tudo que foi apresentado uma atração foi sem dúvida, o centro das atenções. E ela, veio do Centro de Convivência do Idoso, que é a quadrilha da Saudade, da 3° idade, que no ano do Centenário do Rei do Baião Luís Gonzaga, eles fizeram uma justa homenagem ao nosso irmão Nordestino, que cantou o nordeste, com uma figura (um Senhor) que é a cara de Luís Gonzaga. Esse trabalho tem uma dedicação toda especial da vereadora Antonieta a Nieta.

O Centro de Ensino Professora Maria Adelice Martins, apresentou a dança do carimbo Menina Flor. Os arrestados do Sertão, do povoado Cana Fístula, foi um dos expoentes da tradição que ainda é mantida no interior. Já a apresentação da quadrilha Sereno da Meia Noite, do Povoado Feitoria e de mais duas, tiveram as suas apresentações interrompidas, devido uma pequena queda de energia que veio acompanhada de uma leve chuva.
Uma garoa caiu e a energia por alguns longos minutos foi embora, mas o povo permaneceu, com grandes expectativas para o grande show musical com Cizinho e Forró Bandido, segurou a grande maioria do povão. Forrozão Turbinado, fez uma abertura excepcional para a grande atração da noite que era Cizinho e Forró Bandido que com o show pra dançante nenhum botar defeito, encerrou com chave de ouro, a penúltima noite de Festejo junino, em Parnarama.

Hoje, 29, alem das importantes atrações que passarão no Araiá do Mexe, Mexe como; Quadrilha junina, danças e outras manifestações culturais e banda locais, a renomada banda COLO de Menina faz para os dançantes o inesquecível show, de encerramento das festividades juninas em PARNARAMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário