.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sábado, 30 de junho de 2012

Os sustentáculos de uma cultura com 21 anos de tradição.

Ontem, 29, último dia das festividades juninas na cidade de Coelho Neto, adentrou no Corredor da Alegria, o bumba boi, Brilho do Céu, que há 21 anos foi criado pela a saudosa e amiga deste blogueiro e do povo de Coelho Neto, Maria Boi.
Desde que Dona Maria Boi faleceu, há dois anos, seus três filhos; Aurideia Almeida, Marlene Almeida, e Francisco Almeida, o Trinta, deram continuidade ao Bumba Boi que brilhou e encantou os fãs, que aplaudiram calorosamente, ontem,29, na arena do Corredor da Alegria.

O Bumba Boi Brilho do Céu, que seria bom que ainda fosse chamado de “Boi da Maria Boi,” para preservar a memória viva de uma das maiores expoentes da cultura no município, também nos remete a um tempo recente, e nos mostra os remanescentes advindos do Bumba Boi de Dr. Afonso Bacelar, que foi um dos grandes sucessos nos anos 60 e 70...

Maria Boi, por exemplo, era uma das integrantes do Boi de Afonso Bacelar. Outra lenda viva desta modalidade cultural dos tempos do Boi de Dr. Afonso é o lendário Raimundo Silva, o principal cantador de toadas, do BRILHO DO CÉU.

Raimundo Silva morou muitos anos no Itapirema, e depois no povoado Paú. No povoado Paú, Raimundo Silva, militou por muito tempo como cantador de toadas no Boi do seu sobrinho Courinho. Atualmente Silva mora aqui em Coelho Neto, mas continua ostentando a cultura.

Os Bacelar; nem só são pioneiros do progresso e desenvolvimento da região como também criadores e apoiadores da cultural em varias modalidades, há muito tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário