.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Lembranças: foi assim que tudo começou...

Dr. Adelson Lopes, Cleber Sampaio, Reginaldo Sousa, Alfredo, Caçuá, e Antonio Cruz. em ato politico em 1986.

A aguerrida e idealista oposição de Coelho Neto, têm uma história brilhante e construtiva no cenário do desenvolvimento do município.


Dr. Adelson Lopes, Reginaldo Sousa, e Antonio Cruz, em reunião do PMDB, no anos 80


Repressões, ameaças, e passagens por situações constrangedoras: foi assim que os idealizadores e criadores da oposição de Coelho Neto, enfrentaram a militância política ao longo dos anos 80, em pleno Regime Militar.

Os últimos anos de chumbo foram terríveis como os primeiros. Em Coelho Neto em nada era diferente: os governantes integrantes dos quartéis reprimiam e usavam muitos subterfúgios para se perpetuarem no poder.

Neste cenário de crueldade e indefinição, nasceu à oposição de Coelho Neto.

Em 1982, foi à primeira vez no município, desde o golpe Militar, que as eleições municipais obtiveram dois candidatos a prefeito, na disputa.

Do lado do prefeito Dr. Benedito Duarte, (os aliados do regime militar), o candidato era Raimundo Guanabara, que tinha como vice-prefeito Dr. Adelson Lopes. Na recém criada oposição, o candidato a prefeito era o comerciante “Ferraz”. Não, foi eleito. Mas marcou terreno.

Em 1986, já rompido do grupo da situação o vice-prefeito Dr. Adelson Lopes, é o candidato a deputado estadual da oposição em Coelho Neto, que crescia a todo vapor, inclusive, sendo o mais votado no município.

O sentimento de mudança tanto na esfera federal quanto, estadual e municipal era tão grande, dentro da massa popular que os movimentos sociais reagiam de forma urgente e evolvendo a população em geral.

Embora Dr. Adelson Lopes, não tenha sido eleito, mas sua candidatura foi combustível decisivo para alimentar o idealismo, a brava militância e o sentimento de mudança que veio acontecer mais tarde.

A oposição elegeu na época os vereadores: Reginaldo Sousa, Nestor Sávio, e José Farias, dando um grande exemplo de democracia e liberdade.

Em breve, estaremos falando sobre a participação da oposição de Coelho Neto, nas DIRETAS JÁ (Movimento cível de reivindicações por eleições presidenciais direta no Brasil ocorrido de 1983 a 1984.

Nenhum comentário:

Postar um comentário