.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sábado, 6 de julho de 2019

Informe Ótica Coelho Neto: Optometristas alertam sobre o risco de fumar para a Saúde da Visão

Uma pesquisa realizada pela Associação dos Optometristas (AOP) do Reino Unido afirma que milhares de pessoas põem em risco a visão ao ignorar os malefícios do cigarro. O estudo foi divulgado em 02 de julho e reforça a indicação de não fumar para proteger a saúde ocular.

Que fumar traz riscos para saúde, não é novidade, mas embora a maioria cite doenças cardíacas e câncer como riscos, poucos sabem que a cegueira e a deficiência visual são consequências reais do hábito.

De acordo com o estudo, dentre os optometristas entrevistados pela AOP, 96% dizem que examinam um paciente todos os meses que tem uma doença ocular que acreditam ser o resultado do fumo.

Apesar dessa preocupação entre os especialistas, apenas um quinto (18%) da população geral reconhece a conexão entre cegueira e fumo. Isso é comparado a 76% que ligam câncer e fumo; 66% que ligam com doença cardíaca e 64% que reconhecem a conexão entre bronquite e tabagismo.

Teme-se que aqueles que põem a sua vista em risco através do tabagismo também seja um número muito maior, uma vez que um em cada cinco (21%) do público admitiu não ter realizado um teste de visão nos últimos dois anos – com quase metade (40%) explicando que não sentiam a necessidade de ir porque sua visão “parecia bem”.

Outro ponto destacado pela AOP foi que “Fumantes têm até quatro vezes mais chances de desenvolver degeneração macular relacionada à idade – a principal causa de perda de visão no Reino Unido e duas vezes mais chances de desenvolver condições que podem levar a glaucoma e catarata”, destacou o Optometrista e Chefe de Clínica e Regulamentação da AOP, Henry Leonard.

Para a presidente do Conselho Regional de Óptica e Optometria do Estado de São Paulo (CROO-SP), Daniela Iamamoto, é fundamental ter um cuidado com a saúde ocular. “É preciso criar uma rotina de cuidado com os olhos, em que sejam realizadas visitas periódicas ao optometrista, responsável pela saúde primária da visão e também ao oftalmologista, que fará o diagnóstico e indicará o tratamento necessário para cada caso”, destaca a optometrista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário