.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Excelência e compromisso!... Duque Bacelar é o 1º do Maranhão no ranking do programa Previne Brasil

A cidade de Duque Bacelar atingiu os melhores indicadores avaliados pelo Ministério da Saúde no estado do Maranhão

Programa criado pelo Governo Federal visa financiamento da Atenção Primária do SUS.

Foi divulgado recetemente pela prefeitura de Duque Bacelar, que o município ocupa o primeiro lugar no estado do Maranhão no ranking do programa Previne Brasil, criado em 2019, pelo Governo Federal. O programa visa o financiamento da Atenção Primária do SUS.

O objetivo do programa Previne Brasil é transferir recursos aos municípios, tendo como base as melhores evidências e experiências internacionais, permitindo conhecer os indivíduos atendidos e as suas necessidades de saúde, acompanhá-los e assegurar o cuidado adequado.

A avaliação do programa é realizada três vezes por ano e leva em consideração o repasse de incentivos financeiros aos municípios. No total, a Duque Bacelar atingiu as melhores notas entre os 217 municípios do estado.

Prefeito da cidade de Duque Bacelar Flávio Furtado (PDT)
De acordo com o prefeito Flávio Furtado (PDT), em conversa com o comunicador do Portal Leste Maranhense-Wando Galvão, 100% dos recursos federais recebidos foram aplicados de forma correta e adequada priorizando a saúde primária.

"A gente aproxima a gestão das pessoas e entre nossas secretárias o trabalho é compartilhado. Assim, conseguimos mapear o município e executar as ações de maneira organizada”, acrescentou o gestor.


O município de Duque Bacelar atingiu as melhores notas na maioria dos indicadores avaliados pelo Ministério da Saúde (MS), além de alcançar máxima na estratégia de cobertura de pré-natal, atendimento a gestantes, diabéticos, hipertensos, cuidado com saúde bucal e realização de exames.

A secretária municipal da Saúde, Ana Leonor Burlamaque, afirmou que: “Quando o programa iniciou Duque Bacelar estava na posição de total desvantagem sobre os demais municípios. Trabalhamos em equipe, informando a população e aplicando os recursos de maneira eficiente em todos os itens propostos pelo Ministério da Saúde. Ser o primeiro só aumenta a responsabilidade de todos”, Disse a secretária"

As notas que são recebidas pelos municípios levam em conta parâmetros de atendimento superior a 95% e do alcance de metas estabelecidas pelo indicador. Os dados foram coletados a partir do acompanhamento, que é feito pelo MS, através dos sistemas do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), dentro do Previne Brasil, com parâmetros, metas e pesos do cálculo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário