.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Quem vai e quem fica de fora!... Veja uma breve análise sobre os possíveis eleitos para Câmara Federal no Maranhão

Faltam apenas três semanas para o dia da eleição, momento propício para uma analisar mais profundamente a corrida eleitoral no que diz respeito as 18 cadeiras na Câmara Federal pertencentes ao Maranhão.

Nesta avaliação, constam apenas os nomes daqueles candidatos que realmente têm chances e, portanto, brigam por cadeira na Câmara Federal, segundo o olhar apurado desta página. Vamos aos nomes e a cara de cada um por partido:

– MDB –

No MDB, a expectativa é que o partido eleja duas cadeiras na Câmara Federal. A primeira deve ser a ex-governadora Roseana Sarney e a segunda vaga fica entre o atual deputado Hildo Rocha e o ex-seplente de Senador Edinho Lobão. O primeiro é favorito por ter mais volume de campanha e mais bases que o filho de Edson Lobão.


– PSB –

O PSB, deverá eleger também dois deputados federais. Um é certo que seja o ex-candidato a prefeito de São Luís Duarte Júnior. Já a segunda cadeira é completamente incerta, vez que o atual deputado Bira do Pindaré possui muitos votos espontâneos, enquanto o ex-secretário da Sinfra é gigante na região Tocantina. A briga será grande.


– PL –

O PL, será o partido no Maranhão que mais elegerá deputados federais: três no total. Josimar, Detinho e Júnior Lourenço. Ponto final!


– PDT –

O PDT, elegerá apenas uma vaga na Câmara Federal. O favorito é o mega milionário Márcio Honaiser. Porém, não se pode subestimar o poderio político de Lucyana Genésio – irmã do prefeito de Pinheiro, que trabalha para tirar mais votos que o empresário do agronegócio. Será se consegue?


– Republicanos –

O partido Republicanos, também conseguirá eleger apenas uma cadeira de deputado federal. Nove em cada dez analistas políticos apontam para o deputado federal Cléber Verde, porém, há quem acredita que o deputado federal Gil Cutrim pode surpreender. Será?


– PSD –

No PSD, não se tem muito o que conversar. O partido elegerá apenas um deputado federal e será Edilázio Júnior, que montou o partido como quis para buscar sua merecida reeleição. A possibilidade de ser surpreendido é minúscula por um motivo: seus concorrentes (JP e Pastor Cavalcante) são do mesmo nicho, evangélicos bolsonaristas da região Tocantina, ou seja, dividem votos entre si e no mesmo reduto eleitoral.


– PP –

O Partido Progressista, tem uma vaga assegurada e poderá fazer a segunda, porém, com a desistência de dois potenciais candidatos [Fred Campos e Magno Barcelar] as chances de eleger dois deputados diminuíram consideravelmente. O deputado federal André Fufuca é favorito para se reeleger, no entanto, há quem diga que Amanda Gentil – filha do prefeito de Caxias – pode alcançá-lo, será?


– União Brasil –

No milionário partido União Brasil a briga é gigante. A pergunta que os leitores do Blog do DC mais fazem ao titular da página é: “Quem irá se eleger no União, Pedro Lucas ou Juscelino?” Pois é, eu também não sei responder essa. Tenho certeza apenas que é a maior briga desta eleição por uma cadeira na Câmara Federal. Trata-se de dois gigantes, dois monstros de votos, mas apenas um conseguirá se eleger.


– Federação PCdoB/PV/PT –

É certo que a federação PCdoB/PV/PT elegerá duas cadeias na Câmara Federal. O deputado federal Márcio Jerry tem folga sobre os demais concorrentes. A briga mesmo é pela segunda vaga: Rubens Júnior, Zé Carlos da Caixa e Flávia Alves estão no páreo. Ex-candidato a prefeito de São Luís, Júnior acelerou nessa reta final e tem vantagem sobre os demais, porém, é bom não subestimar a irmã do dono do segundo maior orçamento do Maranhão.


– Podemos –

O partido Podemos tem uma cadeira assegurada na Câmara Federal pelo Maranhão e briga pela segunda vaga. Apenas dois candidatos têm poderio político para brigar por mandato: Fábio Macedo e Dr. Gonçalo. Embora o primeiro tenha externado mais apoios políticos, o segundo possui estrutura de campanha gigante e o irmão (prefeito de Santa Rita) é um dos maiores articuladores da política estadual.


– PSC –

No PSC não tem muito o que analisar, o deputado federal Aluísio Mendes montou o partido da forma que quis para se reeleger. A sigla deverá assegurar mais quatro anos de mandato ao parlamentar.


– Patriota –

O Patriota terá dificuldade de alcançar o quociente eleitoral, mesmo assim, caso todas as 18 cadeiras não sejam preenchidas de forma direta, o partido deverá reeleger o deputado federal Marreca Filho. Porém, existe uma pequena possibilidade do parlamentar ficar de fora dos eleitos. O Patriota é considerado o “dono da primeira sobra”.


– E MAIS…

O ponto de vista expressado neste post é de uma postagem feita pelo blog do Domingos Costa e não tem valor cientifico, portanto, trata-se unicamente de prognóstico, logo, são palpites e não possui efeito de pesquisa eleitoral.

Os demais nomes que não aprecem na postagem deverão ficar de fora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário