.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Menos de dez prefeitos deixam de prestar contas ao TCE

Somente nove prefeitos deixaram de apresentar suas contas ao TCE até às 18h desta sexta-feira, dia 04 de abril, prazo final para o cumprimento desse dever constitucional. O baixo número de faltosos, bem como o clima de tranqüilidade que marcou o último dia do prazo, foi considerado pelo Tribunal como um resultado das medidas implementadas nos últimos anos.
Entre elas, se destaca a adoção do suporte eletrônico para a entrega das contas, aposentando as centenas de páginas em papel que acompanhavam cada conta apresentada. De acordo com as Instruções Normativas nº 25 e nº 26, as prestações de contas devem ser entregues totalmente digitalizadas e gravadas em algum tipo de mídia eletrônica (CD ou pen drive, por exemplo).
“No início houve alguma dificuldade, mas agora os gestores demonstram estar totalmente adaptados à mídia eletrônica, o que é muito bom para eles e para o Tribunal, que assim pode analisar os processos com mais rapidez”, comemora o presidente do TCE, conselheiro Edmar Cutrim.
Já entre as câmaras municipais, o número de faltosos foi bem maior, com um total de 30 gestores tendo deixado de entregar suas contas. Boa parte deixou de ter suas contas recebidas em razão de falhas na documentação, que passa por uma checagem dos itens obrigatórios previstos pelas Instruções Normativas do órgão sobre a questão.
Aqueles que não conseguiram entregar suas contas no prazo ainda podem ficar de fora da lista de inadimplentes. Basta procurar o TCE e fazer a entrega das contas mediante o pagamento de multa até a próxima sessão plenária, quarta-feira (09), quando será aprovada a lista de gestores inadimplentes em relação ao exercício de 2013. As conseqüências da inadimplência vão desde o pagamento de multa até um processo de improbidade.
A relação completa dos municípios, câmaras de vereadores, fundos municipais e órgãos da administração direta e indireta que conseguiram entregar suas contas no prazo está disponível na página do TCE na internet (www.tce.ma.gov.br ). Para ter acesso, basta clicar no ícone Relação de Prestações de Contas Exercício 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário