.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sexta-feira, 20 de março de 2015

Igualdade Racial discute Projeto Negro Cosme

Seir e entidades do movimento negro reunidas na discussão do projeto "Em busca de Negro Cosme".

A Secretaria da Igualdade Racial (Seir) promoveu nesta terça-feira (17) uma reunião com entidades do movimento negro e secretarias da gestão estadual para apresentar e discutir o projeto “Em busca de Negro Cosme”, que pretende resgatar a história de Cosme Bento das Chagas e incluí-lo na galeria de heróis do povo maranhense.



Além do resgate histórico da identidade do Negro Cosme e de seu papel na Balaiada, o projeto visa também estimular mais pesquisas acadêmicas sobre o movimento e sobre o Negro Cosme, de forma a tornar mais conhecido aquele que se intitulava “tutor e imperador das liberdades” e foi o maior líder do movimento ocorrido em meados do século XIX.

Sobre isso, o secretário Gerson Pinheiro explica a importância do resgate histórico da vida e identidade do Negro Cosme. “Nosso Estado é o que tem a maior população negra, um movimento social negro muito ativo, uma cultura riquíssima, mas que não dá o devido valor a este personagem tão importante na história do Brasil e do Maranhão. Por isso, é de fundamental importância o resgate da figura do Negro Cosme para a história do Maranhão”.

Para possibilitar esse resgate foi criada uma comissão composta por secretarias de Estado, entidades do movimento negro e universidades para formatar o projeto e dar prosseguimento a sua efetivação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário