.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

terça-feira, 26 de maio de 2015

Deputados e governador participam do início da colheita de soja em Parnarama

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, deputado Humberto Coutinho (PDT), em companhia do governador Flávio Dino (PCdoB) e comitiva, participou no último sábado (23) da solenidade que marcou o início da colheita de soja no município de Parnarama.


O evento, que aconteceu na Fazenda Tiúba – pioneira no cultivo da soja – fica localizada no povoado Olho D’ água do Nôga, de propriedade do produtor gaúcho Claudio Dalpupo. Foi organizado pelo prefeito de Parnarama, Davi Carvalho e contou com as presenças do vice-governador Carlos Brandão; dos secretários estaduais, Márcio Honaisser, da Agricultura e, de Claiton Noleto, de Infraestrutura; dos deputados federais Waldir Maranhão e Zeca  Dirceu, do estado do Paraná; dos estaduais Rafael Leitoa e Carlinhos Florêncio; de lideranças políticas dos municípios vizinhos; de agricultores e moradores da região.

Inicialmente, o produtor Claudio Valpupu, ao agradecer a presença das autoridades, lideranças, agricultores e moradores, destacou o grande potencial que o Maranhão possui, com terras férteis, porém, com alto índice de pobreza. Ele disse que os produtores têm potencial e coragem para mudar essa realidade, mas encontram dificuldades para desenvolver a região, devido a precariedade das estradas.
“Vontade, nós temos, só falta a contemplação do governo estadual para fazermos a nossa parte. Para facilitar o escoamento aqui da região, precisamos da pavimentação asfáltica da MA-036, que liga Passagem Franca a Parnarama, e da estrada que liga Lagoa do Mato a Parnarama”, disse Claudio Dalpupu, destacando que os empresários de outros estados não querem investir  no Maranhão por falta de logística que facilite os seus empreendimentos.
PRODUÇÃO

Em seguida, o presidente Humberto Coutinho falou da sua satisfação em participar da  solenidade e destacou o grande potencial que aquela região possui. Também destacou a importância dos deputados estaduais para viabilizar o governo Flávio Dino.

“É uma grande honra participar desta solenidade que marca a nova fronteira agrícola no Maranhão. Aqui é um pólo produtivo e tem muito a ajudar no desenvolvimento do nosso estado. Desejo sucesso e tenho certeza que o governador vai ser sensível ao pedido de vocês. Nós, da Assembleia Legislativa, estamos juntos para aprovarmos projetos de interesse do governo e do povo maranhense”, acentuou Humberto Coutinho.

O deputado Waldir Maranhão também disse que aquela solenidade seria destaque na história sócioeconômica do Maranhão. “O agronegócio que está sendo desenvolvido nesta região vai promover a redenção do Maranhão e irá, com certeza, elevar o PIB do nosso estado. Nós, da bancada federal, estamos unidos com o governo Flávio Dino”, assegurou o deputado.
O prefeito Davi Carvalho, ao saudar as autoridades, disse ser motivo de orgulho estar junto com o Claudio Dalpupu e com os demais produtores, ao realizar aquele grande evento. Ele pediu a Flávio Dino que volte as suas atenções para o município de Parnarama, verificando o grande potencial agrícola existente naquela região.
“Esse setor vai trazer nova esperança para a nossa região. Esse evento é muito importante para nós, pois, por muitos anos ficamos no esquecimento. Sabemos das dificuldades que o governador Flávio Dino está encontrando, mas esperamos que olhe para nós e veja que estamos querendo trazer para cá o desenvolvimento. Peço a sua atenção para os pedidos que foram feitos aqui”, frisou o prefeito Davi Carvalho.
JUSTIÇA SOCIAL
Após ouvir atentamente os pedidos, o governador Flávio Dino, disse que fazia questão de estar ali, porque acredita no Maranhão em criar oportunidades para o seu povo. Ele destacou que a missão do seu governo é fazer justiça social, mas, para que isso aconteça, existe a premissa que é trabalhar a riqueza do estado.
“Vamos fazer uma política voltada para a agricultura familiar. Valorizo muito a coragem dos produtores em investir, por isso, apoio vocês nesse processo. Eu preciso que cada um faça a sua parte; nós estamos fazendo a nossa e vamos fazer muito mais”, disse Flávio Dino.

O governador também destacou as obras que estão sendo feitas no Maranhão e afirmou que Parnarama será contemplada com oito quilômetros de asfalto. Ao finalizar, ele assumiu o compromisso de mandar elaborar os projetos para que as estradas ali solicitadas sejam asfaltadas.
“O meu compromisso é que nós vamos fazer essas estradas – Lagoa do Mato a Parnarama e Passagem Franca a Parnarama – até o final do meu governo, em 2018. Vamos fazer, incialmente, os projetos e, depois, vamos buscar os recursos para que as obras sejam feitas. Vocês têm um governo honesto e comprometido com os interesses do povo”, finalizou o governador Flávio Dino”.
DESTINO DOS PRODUTOS

A Fazenda Tiúba possui uma área cultivada de 1.300 hectares, sendo 1.000 de plantação de soja e 300 de arroz. A soja tem como destino o Porto do Itaqui e o arroz abastece o comércio local. De acordo com o produtor Claudio Dalpupu, a fazenda – que possui 26 empregos diretos, com carteira assinada e, 30 indiretos, começou a plantação de soja, há quatro anos.
Segundo ele, uma das maiores dificuldades encontradas é em relação à precariedade das estradas para o escoamento do produto. Por isso, ele pediu ao governador Flávio Dino que contemple a região com a pavimentação asfáltica de dois trechos das estradas que liga Lagoa do Mato a Parnarana e de Passagem Franca a Parnarama.
“Estrada aqui é uma necessidade, não é um luxo; vai beneficiar os produtores, mas, também, vai trazer benefícios para a população, por isso, esperamos que o governo Flávio Dino olhe para a nossa região”, enfatizou Claudio Dalpupu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário