.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Governo leva crianças e jovens para exibições do Festival Guarnicê de Cinema

O Festival Guarnicê de Cinema tem como objetivo disseminar o cinema no Maranhão e incentivar a produção de produtos audiovisuais. Com realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado, Universidade Federal do Maranhão e Petrobras, o festival busca atingir a população como um todo, incluindo crianças e adolescentes com a Mostra Guarnicezinho e a Mostra Jovem.


Voltado para crianças de 4 até 12 anos, a Mostra Guarnicezinho aborda os temas direitos humanos, direitos ambientais, questões culturais e etnográficas. “A proposta é apresentar conteúdos para serem trabalhados posteriormente em sala de aula, utilizando os curtas metragens como caráter educativo”, explicou a Arte Educadora da Secretaria de Estado de Educação do Maranhão (Seduc), Ione Coelho, que participou da curadoria dos filmes.

Já a Mostra Jovem discute temas como sexualidade, complexidade, meio ambiente e música, como forma de promover o desenvolvimento cultural e ampliar a visão de mundo. Atendendo a lei que determina a exibição de filmes nacionais pelo menos duas vezes na escola tendo um caráter complementar, o Festival Guarnicê leva escolas públicas da rede municipal e estadual para participarem da mostra.

A educadora também conta que os professores das escolas públicas receberam uma ação formativa sobre a linguagem do cinema. “A diferença entre assistir filmes em sala e no cinema, é voltar a percepção dos sentidos e instigar a socialização”, afirmou.

O Festival Guarnicê é um espaço de exibição de produções audiovisuais que dificilmente teriam circuito nacional, incentivando a produção maranhense. As mostras para o público infantil e jovem acontecem até o dia 21, das 9h às 15h, no Teatro João do Vale e no Cine Teatro da Cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário