.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Começa nesta quinta a Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia da Baixada

A primeira Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnolgia do Maranhão – Agritec, de 2015, vai movimentar a Baixada Maranhense, em São Bento, em três dias de exposições de produtos da agricultura familiar, palestras, vitrines tecnológicas na área de pesquisa e produção rural, além de shows musicais e apresentação de grupos de cultura locais.
Adelmo Soares secretário de Estado da agricultura e Flávio Dino Governador 

O evento, que pretende ser o maior já realizado no Território de Campos e Lagos, inicia nesta quinta-feira (27) e se estende até sábado (29). É promovido pelo Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Realizada em conjunto com instituições de pesquisa, fundamentais para o sucesso do evento, a Agritec celebra o compromisso do Governo do Estado em desenvolver a Agricultura Familiar no Maranhão, dentro das perspectivas do Programa Mais IDH, que tem a meta de promover melhor qualidade de vida nas áreas rurais e urbanas do Maranhão, especialmente nas rurais, onde está concentrada a maior parte da população pobre do estado.

As Feiras integram um conjunto de ações para o desenvolvimento do setor rural em todo o estado. “Com o desenvolvimento de vocações e potenciais regionais dos produtores do Maranhão há uma mudança significativa para um autêntico ciclo de prosperidade no setor produtivo”, afirmou o governador Flávio Dino no lançamento oficial da Agritec, realizado em julho deste ano.

A estrutura da Agritec, montada na Fazenda Escola da UEMA, conta com 14 estandes, salas para minicursos e oficinas, exposição e comercialização de produtos agrícolas, cursos de piscicultura, beneficiamento de pescado e carnes, entre outros. Tudo está preparado para receber as mais de 3 mil pessoas esperadas no evento.

A feira contribui para o fortalecimento das economias local, regional e do estado como um todo, além de ser uma boa oportunidade para o agricultor familiar trocar experiências, absorvendo mais conhecimentos técnico e prático sobre sua atividade econômica, aumentar sua renda e melhorar sua qualidade de vida”, declarou o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares.

Durante os três dias de Feira, os visitantes terão diversão garantida com atrações culturais da região, como Boi de Cofo, presente na cerimônia de abertura da Agritec, na manhã do dia 27, Desfile do Divino e Tambor de Crioula de Alcântara, entre outras atrações.

Este mês, os organizadores do evento visitaram todos os 29 municípios da Baixada, mobilizando agricultores para o evento. Os trabalhadores foram convidados a expor produtos produzidos na região. Farinha de mandioca, frutas, artesanato com buriti, produtos oriundos do babaçu, queijos variados e cachaça de mel, foram alguns produtos já listados pelos organizadores para exposição durante a Agritec de São Bento.

As Agritecs constituirão um espaço importante de diálogo da Pesquisa, Geração e Transferência de Tecnologia com a sociedade, especialmente o agricultor”, ressalta chefe-geral da Embrapa Cocais, Valdemício Ferreira de Sousa.

Para o diretor-superintendente do Sebrae, João Martins, as feiras são importantes espaços de formação e acesso a novas tecnologias para os pequenos produtores. “São oportunidades para que conheçam novas formas de aperfeiçoar suas produções, que as tornem mais eficientes e sustentáveis. Oportunidades de apresentar à população rural as políticas públicas destinadas a elas, ou coloca-los frente a frente com entidades de fomento como instituições bancárias. O Sebrae orgulha-se de participar dessas iniciativas porque acredita que esses eventos contribuem para o desenvolvimento dos pequenos negócios, sua missão institucional”, ressalta Martins.

Também serão oferecidos, em stands e unidades móveis, serviços de foco social e econômico, como o Viva Cidadão, da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, ofertando a emissão de documentos; atendimento ao agricultor na aquisição da certificação de seus produtos, oferecido pelas Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima) e Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged); Orientações sobre projetos para agricultura familiar (Saf) e sobre compras institucionais (PNAE e PAA); Balcão do Sebrae para os empreendedores e atendimento bancário do Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Banco do Nordeste.


Nenhum comentário:

Postar um comentário