.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

terça-feira, 19 de novembro de 2019

CHAMEM A POLÍCIA FEDERAL!... Vice-prefeito Antônio Pires denuncia suposto esquema na Educação que custou um rombo de quase 5 milhões aos cofres públicos de Coelho Neto

O vice-prefeito Antonio Pires (PCdoB), sacudiu as pilastras do governo após fazer uso da tribuna da Câmara Municipal da cidade de Coelho Neto na noite desta segunda-feira (18), e fez uma representação contra o governo municipal do Prefeito Américo de Sousa (PT), elencando graves fatos que foram apresentados a cerca de supostas fraudes na Secretaria de Educação.

As graves denúncias apresentadas por Pires, partiram de uma árdua investigação feita após buscas no Censo Escolar dos anos 2017 e 2018. Neles foram encontrados informações controversas em varias escolas tanto zona urbana quanto rural, com pagamentos de cifras altíssimas que chegam a beirar os R$ 400 (quatrocentos mil) do Programa Nacional de Alimenta Escolar – PNAE, sem que houvessem alunos na faixa etária exigida de 0 a 48 meses. 


O vice-prefeito esteve munido de provas robustas em mãos contendo dezenas de paginas, que davam garantias da existência entre os anos 2017 – 800 alunos, e 2018 – 700 alunos, dentre elas o relatório do FNDE e as informações do Senso Escolar contendo relatos dos respectivos anos em que confirmavam a falsa existência de “1.500 mil quinhentos alunos fantasmas” configurando assim a fraude.

As denúncias vão mais além e chegam a envolver o Ensino de Jovens e Adultos (EJA), a exemplo a da escola Tio Matias no bairro Sarney, com apenas 4 salas, possui no relatório cerca de 340 alunos matriculados no programa o que partindo da lógica informada, fica descabidamente mais de 85 alunos por sala de aula. 


O rombo é tamanho que o valor pago é de aproximadamente 2.800 (dois mil e oitocentos reais) por aluno sendo que foram apresentados 1.500 alunos durante os dois anos mencionados, isso além do o investimento na merenda escolar que ao somar chegam a beirar os 5 milhões de reais de prejuízo ao erário publico.

Em sua fala, o Antonio Pires demonstrou toda sua indignação ao dizer que não poderia ficar calado diante dos absurdos: “Eu acreditava que este projeto era para se fazer diferente das administrações passadas, diferentes das coisas ruins que o vereador Osmar apresentava aqui nesta casa, e eu não sei por que agora o vereador não quer que não seja denunciado”

“O que estou trazendo aqui, são dados do FNDE, são dados reais e oficias do Governo Federal... Para que vocês vereadores digam para estas mães que matricularam seus filhos o por que deles não terem merendado...”, disse o vice-prefeito. 


Ao encerrar, entregou as denúncias nas mãos do Presidente da Casa Marcos Tourinho, para que o parlamento tome as devidas providencias. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário