A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e a
Bancada do Nordeste realizaram nesta quarta-feira (4/12) o seminário com o tema
"Toda Escola do Semiárido com água, cozinha e banheiro", no auditório
Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados.
O evento serviu para expor a situação da educação no semiárido e como deve ser
o modelo de construção escolar para a região. Situações e exemplos foram
discutidos, para que possam servir parâmetros para fomentar políticas públicas
que garantam que todas as escolas do semiárido brasileiro tenham água, banheiro
e cantina. Também foi abordada a necessidade de um pacto para o semiárido para
garantir os direito da criança e dos adolescente na região para a educação,
tendo como base a superação das desigualdades sociais. Conforme o Deputado
Professor Sétimo (PMDB-MA), a discussão que envolve o evento é valida e
necessária, “tudo que possamos melhorar na educação é mais que valido. Creio em
uma educação de qualidade para todos! E é isso que desejamos aqui no
parlamento. Defendi que temos que ter escolas com estruturas, desde a sua
aprovação no Ministério da Educação. Também defendo que, não só as escolas do
Semiárido tenham uma estrutura com água (poço), banheiro e cozinha. Qualquer
escola que esteja na zona rural, deve atender a estas necessidades fundamentais
básicas de infraestrutura”, disse Sétimo.
A região do Semiárido Nordestino compreende 18% do território nacional e com
sua extensão de mais de 980 mil km², ocupa cerca de 60% do território
nordestino e 29% da população Brasileira, cerca de 22 milhões de pessoas
distribuídas em 1.135 municípios. Ali vivem mais de 13 milhões de crianças e
adolescentes que utilizam suas escolas, das quais aproximadamente 15 mil não
contam com abastecimento de água, não têm banheiros ou cozinhas, o que destaca
ainda mais as desigualdades em relação às outras regiões do País
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