.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

O fantasma da fraude

A 16 dias das eleições, um fantasma do passado ronda o processo eleitoral e coloca graves suspeitas sobre o pleito: a possibilidade de fraude. Em todas as rodas políticas, nas conversas de rua, nos blogs e jornais, aparece com elevada frequência a desconfiança de que algo de muito sinistro pode estar sendo armado para interferir decisivamente no resultado da eleição.


É um fantasma que assombra porque a política maranhense ainda é contaminada pelo coronelismo e pela certeza da impunidade. A história recente registra graves suspeitas de fraudes em 1994, quando Roseana Sarney foi eleita a primeira vez; e em 2010, quando a mesma Roseana venceu no primeiro turno em processo questionado pelo Ministério Público Eleitoral e depois denunciado pelo Procurador Geral da República.

Mas se assombra, deve ser enfrentado e combatido. Estão certos os que a todo instante denunciam a possibilidade de fraude e, sobretudo, os indícios. É pouco, contudo. Faz-se necessária uma ação cidadã, para além dos partidos, capaz de garantir eleições limpas no Maranhão.

Semana passada foi dado o alerta e entidades do peso da OAB se colocaram vigilantes. Com a proximidade do pleito é importante que a iniciativa se transforme em movimento permanente, em vigilância rigorosa, para que a vontade do povo seja respeitada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário