.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Boi Império do Luar - Orgulho de Coelho Neto "Dez Anos de Alegria"


É em respeito a mais rica das manifestações folcloricas e culturais de nosso Estado , o Boi Império do Luar de Coelho Neto, mantem viva essa tradição, e no ultimo sábado dia (23), em sua sede, comemorou dez anos de existência, na festa "Dez Anos de Alegria", com a presença ilustre nossa comunidade, a Família Império do Luar, abriu suas portas para festejar agradecer a todos pelos os dez anos. emocionado Thiago Bastos (criador do boi) disse

"é um dia muito feliz e inesquecível, e agradeço a todos que passaram e aos que e ajudaram nesta difícil tarefa de fazer cultura popular em Coelho Neto."   

BUMBA MEU BOI Os brancos trouxeram o enredo da festa; os negros, escravos, acrescentaram o ritmo e os tambores; os índios, antigos habitantes, emprestaram suas danças. E a cada fogueira acesa para São João, os festejos juninos maranhenses foram-se transformando no tempo quente da emoção, da promessa e da diversão. É nesta época de junho, que reina majestoso o Bumba-meu-boi.

O auto popular do Bumba-meu-boi conta a estória da Catirina, uma escrava que leva seu homem, o nego Chico, a matar o boi mais bonito da fazenda para satisfazer-lhe o desejo de grávida, de comer língua de boi. Descoberto o malfeito, manda o Amo (que encarna o fazendeiro, o latifundiário, o 

"coronel" autoridade) que os índios capturem o criminoso, o qual, trazido à sua presença, representa a cena mais hilariante da comédia (e também a mais crítica no sentido social). Para ressuscitar o boi chama-se o doutor, cujos diagnósticos e receitas estapafúrdias ironizam a medicina.

Finalmente, ressurgido o boi e perdoado o negro, a pantomima termina numa grande festa cheia de alegria e animação, em que se confundem personagens e assistentes. Com traços semelhante aos dos autos medievais, a brincadeira do Bumba-Meu-Boi existe em outras regiões do País, mas só no Maranhão tem três estilos, três sotaques, e um significado tão especial. É mais que uma explosão de alegria.

Parabéns aqueles que fazem e acreditam na cultura popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário