Com 450 votos favoráveis à sua cassação, Eduardo Cunha perde o mandato de deputado federal. O ex-parlamentar perdeu a legislatura por crime de decoro parlamentar. Cunha foi acusado de mentir durante a CPI da Petrobras.
Eduardo Cunha foi pessoalmente fazer a sua defesa na Câmara, afirmou que não tem contas no exterior, mas não conseguiu convencer os demais deputados. A votação aconteceu de forma aberta, onde 450 deputados votaram à favor da cassação do ex-presidente da casa, 10 foram contra, 9 abstenções e 43 faltosos.
Além de ter tido o mandato cassado, Eduardo Cunha perdeu o foro privilegiado (direito de ser julgado somente pelo STF), agora responderá pelos crimes os quais vem sendo acusado na justiça comum, ou seja, estará sendo julgado pelo juiz Sérgio Moro. Com base na Lei da Ficha Limpa, ele também teve seus direitos políticos cassados, isso significa que Cunha ficará inelegível por 8 anos, só podendo voltar a vida política em 2026.
Durante a sessão que definia o futuro de Eduardo Cunha, ele se manteve frio e não demonstrou em nenhum momento a maneira a qual se sentia ao presenciar a votação.
16 dos 18 deputados federais do Maranhão votaram a favor da cassação de Eduardo Cunha
Com duas abstenções estranhas, dos deputados Alberto Filho e Júnior Marreca, da bancada federal do Maranhão 16 parlamentares disseram sim à cassação do mandato de Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara Federal.
Abaixo como votaram os deputados maranhenses:
Nenhum comentário:
Postar um comentário