.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Brasil só tem munições para uma hora de guerra

O Brasil só tem munições para uma hora de guerra, conforme uma reportagem da Rede Globo, veiculada nesta segunda-feira (13). Desde 2008, então com Luiz Inácio Lula da Silva no poder, a situação militar pouco evoluiu, mesmo após a elaboração de um plano de Estratégia Nacional de Defesa (END), que previa o reequipamento das Forças Armadas, visando, simultaneamente, o assento permanente no Conselho de Segurança da ONU.

O Exército, que possui o maior efetivo entre as três forças (203 mil militares), está em situação de degradação, com munições disponíveis para apenas uma hora de guerra, segundo relato dos generais.

Este braço armado, por exemplo, usa a mesma espingarda automática, o FAL (Fuzil Automático Leve), há mais de 45 anos. Por motivos estratégicos, os militares não divulgam o total em estoque, mas mais de 120 mil unidades teriam mais de três décadas de uso.

Veículos, barcos e helicópteros são, também, escassos nas bases militares. O nível de obsolescência dos meios de comunicações ultrapassa os 92 por cento, sendo que mais de 87 por cento dos equipamentos nem podem ser mais usados, de acordo com um documento a que a Globo teve acesso.

"Perdemos a nossa capacidade operacional e a obsolescência é grande. Por isso, um dos nossos projetos visa a recuperação da capacidade operacional. Até 2015, deveremos receber 10 bilhões de reais só para isso", revelou o general Schneider Filho, do Estado-Maior do Exército.


Com informações do site www.tvi24.iol.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário