.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

terça-feira, 14 de agosto de 2012

"Pesquisas são usadas como propaganda" diz estatístico



Do portal Meio Norte .Após denúncias de que institutos de pesquisa estariam negociando resultados com grupos políticos em cidades do Piauí, os estatísticos Batista Teles e Paulo Jales, presidentes do Conselho Regional de Estatística, vieram ao programa Agora, da Rede Meio Norte, conversar um pouco sobre o assunto.


Segundo Batista Teles, esses casos são motivados por uma ilusão de que as pesquisas adulteradas, por exemplo, em que um determinado candidato estaria a frente nas intenções de voto, induziriam as pessoas a votarem neste. “Procuram usar as pesquisas com peça de propaganda”, disse. O estatístico falou que os institutos de pesquisa com mais antigos, com mais tradição, tendem a ser mais confiáveis. Ele disse que algumas pesquisas, apesar de suspeitas, não são realmente erradas, e que a população deve observar a época em que foram feitas as entrevistas, o que, segundo ele, pode influenciar bastante os resultados.


Paulo Jales disse que tem se deparado com casos absurdos, como pesquisas com duas ou três margens de erro, e institutos que divulgam nomes de especialistas de outra região como responsável pela pesquisa. Outro problema, para ele, é a quantidade de institutos ou “pseudo-institutos”, como chamou. “Quase todos os estatísticos que trabalharam comigo hoje são donos de institutos, e muitos políticos também”, disse. Paulo Jales fez apelo para que sejam enviadas denúncias de irregularidades dessa natureza para o Conselho Regional de Estatística, para que possam ser encaminhadas para o Conselho Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário