.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Dalai Lama não vai participar do funeral de Nelson Mandela

O Dalai Lama não vai comparecer ao funeral do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, informou seu porta-voz Tenzin Takhla nesta segunda-feira (9).

O HERÓI AFRICANO

  • Prêmio Nobel da Paz por sua luta contra a violência racial na África do Sul, Nelson Mandela - ou Madiba, como é chamado na sua terra natal - passou 27 anos preso e se tornou o primeiro presidente negro daquele país.

Takhla não deu nenhuma razão específica para justificar a ausência do Dalai Lama e apenas afirmou que "a logística é impossível neste momento".
O velório de Mandela começa nesta terça-feira (10), em Johannesburgo. Mandela será enterrado em sua cidade natal, Qunu, no domingo (15).
Dalai Lama 
O Dalai Lama foi recebido por Mandela em 1996, quando o líder da luta contra o apartheid foi eleito o primeiro presidente negro da África do Sul.
No entanto, o líder espiritual budista teve o visto negado por duas vezes nos últimos anos pelo governo sul-africano. Em 2009, o Dalai Lama foi impedido de participar de uma conferência de paz com laureados do prêmio Nobel da Paz. O governo justificou que sua participação iria desviar a atenção da Copa do Mundo de 2010.
Tanto Nelson Mandela quando o Dalai Lama já receberam o prêmio Nobel da Paz.
Dois anos depois, o Dalai Lama tentou participar da festa de aniversário do arcebispo anglicano Desmond Tutu, também laureado com o Nobel da Paz, mas não obteve visto.
Um tribunal sul-africano reconheceu no ano passado que os vistos foram negados por pressão da China, um importante parceiro comercial com a África do Sul. O Dalai Lama, que vive exilado na cidade indiano de Dharamsala, é um dos principais defensores da independência de sua terra natal, o Tibete, atualmente sob o regime do governo chinês. (Com AP)
Ampliar

Trajetória de Nelson Mandela65 fotos

3 / 65
1961 - Com 42 anos, Mandela caminha pelas ruas de Johannesburgo, na África do SulAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário