.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sábado, 30 de abril de 2016

Ações do 'Caravana Mais Esporte e Lazer' já beneficiram mais de 20 mil maranhenses


A ‘Caravana Mais Esporte e Lazer’, que proporciona a prática de atividades esportivas e de entretenimento aliados à educação e à cultura, já beneficiou mais de 20 mil maranhenses em nove municípios contemplados pelo programa. O projeto integra o amplo programa do Governo do Estado que, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), impulsiona, dá maior acesso e fortalece ações de inclusão social pelo esporte no Maranhão.

Em menos de três meses, a caravana já esteve em São Luís, Paço do Lumiar, Axixá, Parnarama, Açailândia, São Francisco do Brejão, Bequimão, Cururupu e Bacuri, levando uma programação diversificada, que permite a integração cidadania e oportunidades para milhares de crianças, jovens, adultos e idosos.

“Com este programa levamos diversão e confraternização para milhares de maranhenses, proporcionando momentos de alegria e despertando bons valores humanos, como a amizade, o coletivismo, a fraternidade e o pleno exercício da cidadania, fatores importantes para eliminar a violência e promover a paz”, disse o secretário de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), Márcio Jardim.

Sonho e oportunidade
No município de Paço do Lumiar, uma grande fila se formou ao lado da piscina de bolinhas e para ter alguns minutos de diversão a pequena Nádja Sousa, de 11 anos, garantiu que valeu a pena esperar pela Caravana. “Gostei muito das brincadeiras. Foi a minha primeira vez na piscina de bolinhas. Realizei um sonho”, comentou sorridente.

A participação efetiva dos moradores é um outro ponto muito importante da ‘Caravana Mais Esporte e Lazer’. A população dos bairros atendida pelo projeto conduz e monitora as atividades na condição de contratados para aquela etapa. “Nossas crianças se divertem e a gente ainda pode ganhar um dinheirinho sendo monitor. Muito bom”, reiterou a balconista Antonildes Santana, 28 anos.

Cultura e Educação

A gama de atividades inclui jogos de futebol, basquete, handebol, futebol de salão, voleibol, jogos de mesa como dama, xadrez, tênis de mesa, aulas de karatê, judô, e baralho para todas as faixas etárias; lazer para o público infantil com casinha de bolinhas, escorrega inflado, recreação, pintura, brincadeiras, animadores, dança, teatro, música e uma série de atividades de lazer e físicas adaptadas ao público idoso.

A programação conta, ainda, com os palhaços contadores de histórias, que levam mais alegria e arrancam milhares de gargalhadas tanto da criançada envolvida brincadeira, quanto dos pais que assistem o espetáculo; e sessões do Cine Esporte, com a montagem de cinema em praças e espaços públicos, que veicula vídeos e filmes com temáticas esportivas. Toda a estrutura para as ações é disponibilizada pelo projeto.

Cronograma

A Caravana contempla, no mês de maio, os municípios Arari (dia 01), Alcântara (dia 08), Alto Parnaíba (dia 18), Imperatriz (dia 27) e Governador Edison Lobão (dia 28). Em junho o projeto será desenvolvido em Carutapera, Amapá do Maranhão, Itinga, Buriticupu e Anajatuba. Até o final do ano, a segunda etapa visita mais 25 municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário