.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Capoeira e um exemplo a ser seguido - A história de luta e arte de uma coelhonetense


Francisca do Rosário Saraiva
(Rosinha)
Francisca do Rosário Saraiva(Rosinha), Nascida em Coelho Neto-Maranhão,  aos 4 anos segue rumo a Brasília, onde permaneceu até seus 15 anos, Começou capoeira aos 9 anos, passando pelo grupo grito de Liberdade-Mestre Cobra-DF, Professor Carlos André(Sardinha). 

Apaixonada por capoeira retorna a cidade natal, Passa a treinar no Grupo de Capoeira Muzenza, Coordenado pelo Contramestre Besouro, e supervisionado pelo Mestre Jabiraca(Teresina-PI) e como Supervisão Geral Mestre Burguês.

Rosinha já esteve representando Coelho Neto-Ma em diversos estados como: Piauí, Brasília, Goiás, Pará, Salvador, Minas gerais, Pernambuco e entre outros e atualmente dando aulas de capoeira, seguindo um seguimento de luta e arte.

Deu início as aulas iniciais com prof Bocão e tendo uma visão mais ampla, decide seguir uma trajetória mais individual, aceitando o desafio de sair da zona de conforto e ir ao Campo de batalha, passando a dar aulas voluntariamente em Bairros.

Conseguindo atrair um bom número de crianças e adolescentes levando-os a uma salutar opção de esporte, arte, lazer, cultura e luta; Com a intenção de se expandir pela Cidade e levar aos cidadãos uma fonte de saúde e bem estar, físico e mental. A princípio é um trabalho pequeno que vêm aumentando continuamente.

Um trabalho sem fins lucrativos, mas com fins de valores moral e social. Seguindo uma trajetória de viagens e divulgação da Capoeira como luta brasileira e patrimônio imaterial da humanidade.
"Capoeira  é completa, pois é preciso cantar, tocar, dançar, lutar, estudar o contexto histórico, ensinar e sorrir com humildade"



Um comentário:

  1. Muito obrigada pela oportunidade de divulgar um pouco do meu trabalho de capoeira em nossa Coelho Neto...
    Eternamente grata!

    ResponderExcluir